Abertas as candidaturas à edição de 2017 do Programa GÉNESE
03/10/2017 12:50:02
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Abertas as candidaturas à edição de 2017 do Programa GÉNESE

Encontram-se abertas as candidaturas à edição de 2017 do Programa Gilead GÉNESE, que deverão ser submetidas online através da página eletrónica www.gileadgenese.pt, até ao dia 23 de outubro.

Na sua componente Investigação, o Programa Gilead GÉNESE irá privilegiar projetos de investigação translacional, projetos sobre resultados em saúde em Portugal e iniciativas sobre diagnóstico e ligação aos cuidados de saúde. Já na vertente Comunidade, o Programa Gilead GÉNESE irá abranger projetos sobre diagnóstico e educação para a saúde.

Inserido na política de responsabilidade social da Gilead Sciences, o Programa Gilead GÉNESE visa envolver também a comunidade, encorajando projetos de proximidade, e tem contribuído para a geração de valor no domínio da investigação científica e da intervenção na área da Saúde. Este ano, esta iniciativa conta ainda com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

O Programa Gilead GÉNESE foi criado em 2013 com a ambição de incentivar a investigação, a produção e a partilha de conhecimento científico a nível nacional, e de viabilizar iniciativas que conduzam à implementação de boas práticas no acompanhamento dos doentes. Após quatro edições do Programa, esta iniciativa espelha a importância de gerar mais e melhor conhecimento que pode ser aplicado de forma efetiva. Esta ambição é confirmada pelos números - 31 projetos científicos viabilizados e 22 iniciativas de intervenção comunitária implementadas desde a 1.ª edição do Programa Gilead GÉNESE.

A edição de 2017 do Programa Gilead GÉNESE conta com uma Comissão Consultiva, órgão conselheiro que irá, entre outras, definir e legitimar cientificamente a divulgação do Programa. A Comissão Consultiva deste ano é composta pelo Prof. Doutor Alexandre Quintanilha, presidente da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC); pela Dr.ª Paula Guimarães, presidente do GRACE; pela Dr.ª Rosalia Vargas, presidente da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva e do Pavilhão do Conhecimento; e pelo Prof. Doutor Cruz Serra, reitor da Universidade de Lisboa.

A avaliação dos projetos de investigação será efetuada por uma Comissão de Avaliação, constituída por peritos de diferentes áreas, onde se inclui o Prof. Doutor André Albergaria, do IPATIMUP/i3S; o Prof. Doutor Jorge Soares, diretor da Fundação Calouste Gulbenkian; a Prof.ª Doutora Adélia Simão, da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF); o Dr. Óscar Gaspar, presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada; e a Dr.ª Teresa Branco, membro da Direção da Associação Portuguesa para o Estudo da SIDA (APECS).

Para avaliar os projetos de iniciativa da comunidade foi igualmente constituída uma Comissão de Avaliação, integrada pela Prof.ª Doutora Ana Paula Martins, bastonária da Ordem dos Farmacêuticos; pelo Prof. Doutor Constantino Sakellarides, professor catedrático jubilado da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa; pela Eng.ª Rita Paiva Chaves, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; pela Dr.ª Margarida Pinto Correia, diretora de Inovação Social da Fundação EDP; e pelo Dr. Rui Cernadas, especialista em Medicina Familiar na ACES de Espinho-Gaia.

A Gilead acredita que o conhecimento gerado através dos projetos apoiados pelo Programa Gilead GÉNESE irá contribuir para a otimização de práticas clínicas, permitindo a melhoria da qualidade de vida dos doentes e dos resultados em Saúde, trazendo ganhos de eficiência e potenciando a adequação das políticas de Saúde.

Mais informações sobre o Programa Gilead GÉNESE disponíveis em www.gileadgenese.pt.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019