NOCS.pt: novo site permite aceder facilmente às Normas de Orientação Clínica
21/09/2017 11:02:58
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
NOCS.pt: novo site permite aceder facilmente às Normas de Orientação Clínica

Dois médicos das especialidades de Medicina Interna e Medicina Geral e Familiar (MGF) lançaram recentemente o site NOCS.pt, uma plataforma onde facilmente se pode aceder às Normas de Orientação Clínica e aos Processos Assistenciais Integrados emitidos pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e aos Programa Nacionais de Saúde. Os Drs. João Coimbra e Pedro Couto, autores do projeto, conversaram com a News Farma e explicam de que forma este site pretende auxiliar a prática clínica dos profissionais.

O projeto NOCS.pt surgiu de uma necessidade sentida pelos autores na sua prática clínica diária em obter informação sobre Normas de Orientação Clínica (NOCs), começam por explicar os Drs. João Coimbra e Pedro Couto. “Previamente a este projeto, e mais ainda antes do surgimento do novo site da DGS, a consulta de NOCs era muito difícil, tornando-se impossível, por exemplo, em contexto de consulta, efetuar uma pesquisa rápida de um destes documentos”.

Assim, “este projeto pretende facilitar o acesso a informação relevante e de qualidade, de uma forma simples e compatível com a prática clínica. É uma forma de acesso rápido à informação e achamos ser de consulta fácil”, explicam os autores do projeto, relativamente aos objetivos do site NOCS.pt.

Apesar de se verificar um especial enfoque nos profissionais que praticam clínica no seu quotidiano, uma vez que a maioria da informação constante nas normas tem essa finalidade, os Drs. João Coimbra e Pedro Couto avançam que “a plataforma NOCS.pt destina-se a todos os profissionais de saúde, uma vez que a abrangência dos documentos é transversal a todo o sistema de saúde. Como prova disso, verificamos que, além de médicos, existem enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais entre os subscritores da nossa newsletter”.

Os autores do projeto consideram que “a DGS tem produzido um elevado número de documentos de imenso valor, especialmente na componente do acesso e da igualdade na prestação de cuidados”. Contudo, pela própria organização do seu site, “a consulta destes documentos não é fácil e não é possível, por exemplo, filtrar as normas de um determinado tema”. Desta forma, a plataforma NOCS.pt possibilita, “por um lado, fazer uma pesquisa mais eficaz e, por outro lado, explorar as normas por área temática. Além de um motor de busca dentro do site, organizamos os conteúdos por órgãos e sistemas ou temas”.

Relativamente à periodicidade com que a plataforma será atualizada, os Drs. João Coimbra e Pedro Couto explicam que, “do ponto de vista dos conteúdos, a plataforma será atualizada sempre que forem surgindo novidades da DGS ou das sociedades científicas que optamos por incluir. Para isso, vamos necessitar sempre do apoio da comunidade que visita o site, uma vez que a tarefa de manter tudo “em dia” é difícil, não só pelo elevado número de documentos, que já são mais de 300, como também pelo elevado número de atualizações dos mesmos”. Os autores do projeto acrescentam que têm “recebido sugestões dos utilizadores nesse sentido e que têm sido bastante proveitosas”.

No futuro, os Drs. João Coimbra e Pedro Couto pretendem “lançar outros projetos na área da informação médica, uma vez que, perante a quantidade atual de informação publicada, consideramos essencial surgirem formas de a sintetizarmos e facilitarmos o acesso”.

Mais informações em www.nocs.pt.

 

 Dr. Pedro Couto Dr. João Coimbra
 Médico especialista de Medicina Geral e Familiar (MGF) Médico interno de Medicina Interna
 

Centro Hospitalar São João (CHSJ)

 PedroCouto4 c0d86  JoaoCoimbra2 534e1

 

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019