APED sensibiliza público em geral e profissionais de saúde para a dor na criança
19/09/2017 11:22:40
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
APED sensibiliza público em geral e profissionais de saúde para a dor na criança

A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) realiza mais uma edição do concurso de desenho infantil “Vou Desenhar a Minha Dor”. A iniciativa visa distinguir trabalhos feitos por crianças hospitalizadas com menos de 12 anos e que traduzam as suas perspetivas da dor.

O concurso insere-se nas comemorações do Dia Nacional de Luta contra a Dor, este ano celebrado a 20 de outubro, e tem como objetivo fundamental percecionar como é que as crianças hospitalizadas veem, descrevem e combatem a dor. Serve ainda para sensibilizar o público em geral e os profissionais de saúde, em particular, para o problema da dor na criança e para o seu contexto físico-psicológico.

Para concorrer basta ter idade igual ou inferior a 12 anos e encontrar-se hospitalizado ou a realizar tratamentos num hospital de dia. Os trabalhos admitidos são divididos em três escalões etários com base nas idades das crianças à data da conclusão do concurso: inferior a seis anos, entre os seis e os nove anos e entre os nove e os 12 anos.

Em cada escalão vão ser atribuídos 1.º, 2.º e 3.º lugares, correspondendo estes a cheques-oferta de 250, 200 e 150 euros, respetivamente. Os trabalhos são avaliados por um júri, constituído por cinco elementos, sendo quatro deles nomeados pela APED e o restante nomeado pela entidade patrocinadora, a Bene Farmacêutica, Lda.

Os trabalhos devem ser submetidos até ao dia 4 de outubro, devendo ser originais (sem publicação ou divulgação prévia), feitos em folhas de papel A4 e subjugados ao tema. Os desenhos, acompanhados do nome do autor, data de nascimento e nome da unidade de saúde em que se encontra internado ou a realizar tratamento, bem como do nome, morada e telemóvel de contacto do encarregado de educação, devem ser enviados para: APED | Associação Portuguesa para o Estudo da Dor; ao cuidado de Ana Tavares; Departamento de Biologia Experimental Faculdade de Medicina do Porto; Alameda Prof. Hernani Monteiro, 4200-319 Porto.

Os trabalhos premiados, bem como os que possam vir a ser destacados pelo júri, podem vir a ser afixados em datas e locais que se entendam adequados aos objetivos do concurso.

Para obter mais informações consulte o site da APED


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019