Receitas sem papel reduzem fraude em 80%
14/09/2017 12:03:51
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Receitas sem papel reduzem fraude em 80%

Desde abril de 2016, altura em que foram aplicadas as receitas sem papel, a fraude no Serviço Nacional de Saúde (SNS) diminui em 80%. Segundo os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, os resultados devem-se à estreita articulação com a Polícia Judiciária e com o Gabinete de Apoio à Fraude no Ministério da Saúde.

A Receita Sem Papel (RSP) é um sistema inovador, que permite monitorizar de forma apurada e detetar qualquer irregularidade, trazendo maior transparência e eficácia a este processo. Os suportes digitais utilizados na prescrição eletrónica médica e na RSP permitem que casos de fraude sejam rapidamente identificados.

Entre os mecanismos antifraude utilizados encontra-se a monitorização de indicadores como números de telemóvel que recebem mais de cinco SMS/dia provenientes da receita sem papel, o número de prescritores com mais de cem embalagens dispensadas na mesma farmácia, no mesmo dia, o número de prescritores com mais de 80% de prescrições dispensadas na mesma farmácia, em pelo menos um dia do mês, ou ainda a quantidade de dispensas efetuadas, por farmácia, quando o prazo de validade está prestes a terminar.

Em comunicado o SNS revela que o número de SMS com receitas sem papel registado desde abril do ano passado ascende a mais de um milhão por mês, tendo este ano atingido o valor mais alto em janeiro, com 1.528.791, e o mais baixo em abril, com 1.186.541.

Obrigatória para todas as instituições do SNS, a receita sem papel é um projeto, para além de combater a fraude, permite reduzir custos, otimizar os recursos disponíveis e, também, obter ganhos ambientais.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019