Especialistas discutem novas oportunidades de negócio na área do envelhecimento ativo
11/09/2017 15:28:05
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Especialistas discutem novas oportunidades de negócio na área do envelhecimento ativo

O programa de formação avançado Starship Fellowship Program, coordenado pela Universidade de Coimbra (UC), no âmbito do consórcio europeu EITHealth, reúne em Coimbra, de 11 a 15 de setembro, especialistas de vários países, entre os quais Portugal, Croácia, Eslovénia, Grécia, Hungria, Itália, Polónia e Roménia.

A iniciativa terá lugar nas instalações do Instituto Pedro Nunes (IPN) e visa identificar novas oportunidades de negócio na área do envelhecimento ativo, utilizando a metodologia de biodesign, desenvolvida pela Universidade de Stanford.

Reuniões anteriores, em Lodz (Polónia) e Barcelona (Espanha), iniciaram o ciclo de formação em ferramentas relacionadas com a metodologia de biodesign bem como no desenvolvimento de novas oportunidades de negócio.

Os participantes, organizados em equipas multidisciplinares, procuram dar resposta aos três desafios propostos pela GEHealthcare, um dos parceiros industriais do EITHealth, nomeadamente novos paradigmas na utilização de algoritmos inovadores de gestão em ambiente hospitalar; oportunidades de melhoria para sistemas de suporte à decisão em situações críticas; oportunidades de melhoria no sistema de administração de fármacos em ambiente hospitalar utilizando a tecnologia de digital labeling.

Após uma fase de observação direta de doentes, médicos e outros agentes em clínicas e hospitais da Europa, os participantes procuram definir uma lista de problemas identificados que serão analisados e convertidos em necessidades de mercado.

A análise destas necessidades, com a determinação das soluções com maior potencial, permite que cada equipa desenvolva respostas adequadas aos problemas verificados. Após validação junto dos intervenientes hospitalares, as soluções encontradas mais promissoras são tratadas numa perspetiva de oportunidade de negócio.

Pretende-se que a atividade das equipas resulte num melhor conhecimento da realidade clínica e dos seus problemas e necessidades, melhorando simultaneamente a comunicação entre a academia e o ambiente hospitalar.

O Starship Fellowship Program tem como parceiros o KTH – Stockholm (Suécia); IESE Business School – Barcelona (Espanha); Universidade de Coimbra (Portugal); e GE Healthcare (parceiro industrial).

Consulte aqui o programa do evento.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019