GAT lança primeira app de saúde sexual para HSH
31/08/2017 11:56:28
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
GAT lança primeira app de saúde sexual para HSH

O Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT) acaba de lançar a CheckMe, a primeira aplicação móvel portuguesa de saúde sexual para homens que têm sexo com homens (HSH).

Esta aplicação nacional pretende disseminar informação correta e ajustada à promoção da saúde sexual dos homens que têm sexo com homens e conjuga várias funcionalidades de apoio à gestão da saúde individual, tais como: mapas de locais de socialização e de prevenção; informação sobre infeções sexualmente transmissíveis (transmissão, prevenção e ferramentas de prevenção); gestão e adesão a medicação de profilaxia de pré e pós exposição e tratamento antirretroviral como prevenção; lembretes para marcações e gestão de saúde (consultas, testes e outros); histórico de parceiros e encontros; notificação anónima de parceiros; contactos úteis.

O desenvolvimento da CheckMe teve por base o crescimento exponencial, desde 2009, da utilização de apps para facilitar o encontro entre HSH, tornando-se numa importante ferramenta de divulgação na área da saúde.

“O lançamento desta app é um fator inovador e que permite elevar a literacia em saúde sexual” afirma Diogo Medina, coordenador científico do CheckpointLX. E acrescenta: “O objetivo é ir mais além da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e prestar também esclarecimentos úteis e credíveis tais como riscos associados aos comportamentos, profilaxia e ajuda na gestão do tratamento. Esperamos que com a utilização desta app haja uma maior consciencialização para a importância da monitorização da saúde em homens que têm sexo com homens.”

Em Portugal, o CheckpointLX (www.checkpointlx.com), centro de rastreio comunitário do GAT, tem disponibilizado serviços que promovem a saúde dos HSH desde 2011. Com o desenvolvimento da CheckMe o GAT pretende chegar a um público maior, continuando a investir na oferta de um leque completo de ferramentas de prevenção para este grupo.

A app CheckMe é financiada pela Direção-Geral da Saúde e promovida pelo GAT, associação membro da Coalition Plus e parceira da AHF Europe.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019