VIH/SIDA: ViiV Healthcare anuncia eficácia superior de dolutegravir versus lopinavir/ritonavir
27/07/2017 17:11:37
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
VIH/SIDA: ViiV Healthcare anuncia eficácia superior de dolutegravir versus lopinavir/ritonavir

A ViiV Healthcare divulgou ontem, dia 26 de julho, na IAS 2017 em Paris, os resultados positivos do estudo DAWNING, um estudo de não-inferioridade, desenvolvido para comparar o tratamento com um regime de dolutegravir com o regime recomendado atualmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de lopinavir/ritonavir, em indivíduos adultos infetados por VIH.

A Comissão Independente de Monitorização de Dados (IDMC) observou diferenças clinicamente significativas nos braços de tratamento a favor do dolutegravir e recomendou a descontinuação do tratamento com lopinavir potenciado. Aos participantes que se encontravam a receber lopinavir/ritonavir foi oferecida a possibilidade de mudarem para um esquema terapêutico com dolutegravir como agente core, caso o investigador considerasse apropriado.

O Dr. John C. Pottage, da ViiV Healthcare comentou que os resultados iniciais do DAWNING são “importantes” porque “não só fornecem informação que pode ajudar na escolha do tratamento de segunda linha em situações de recursos limitados, mas também consolidam a posição de dolutegravir no core do tratamento da infeção por VIH”.

O endpoint primário foi a proporção de doentes com ARN de VIH-1 < 50 cópias/mL à semana 48. Os dados interinos às 24 semanas demonstraram uma taxa de supressão virológica superior no braço de dolutegravir relativamente ao braço comparador (82% versus 69%, respetivamente, p<0,001).

Os principais endpoints secundários incluíram a avaliação da emergência de resistências, perfil de segurança e tolerabilidade.

A farmacêutica garante que outros dados adicionais do estudo serão apresentados em reuniões médicas futuras.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019