Novartis e IBM Watson Health vão utilizar inteligência artificial para tratamento do cancro da mama
19/07/2017 16:37:49
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Novartis e IBM Watson Health vão utilizar inteligência artificial para tratamento do cancro da mama

Uma parceria entre a Novartis e a IBM Watson Health, anunciada recentemente, vai utilizar dados de doentes reais de todo o mundo e um sistema de computação cognitiva para melhorar os resultados do cancro da mama avançado. No futuro, a parceria pode ser alargada a outros tipos de cancro.

A Dr.ª Cristina Morgado, diretora da Unidade de Oncologia da Novartis em Portugal, explica que através desta colaboração será possível “identificar soluções que podem ajudar os médicos a compreender qual a melhor abordagem terapêutica para cada doente ou ajudar na orientação de diretrizes de prática clínica, sempre com o objetivo de melhorar os resultados do tratamento”.

O Watson é o primeiro sistema cognitivo a ser comercializado, capaz de analisar grandes quantidades de dados, interpretar questões complexas e propor respostas baseadas em evidência. Nas palavras da Dr.ª Cristina Morgado representa “um enorme avanço para a Medicina e uma nova esperança para os doentes com cancro da mama”.

Desta forma, alia-se a experiência de mais de 25 anos da Novartis na área do cancro da mama com o conhecimento da IBM Watson Health na análise de dados e aprendizagem de máquinas, o que vai permitir determinar quais as combinações e sequências terapêuticas que podem melhorar os resultados em saúde para o doente.

Apesar de esta parceria incidir na área do cancro da mama, a Novartis garante, em comunicado de imprensa, que pode ser alargada a outros tipos de cancro.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019