O secretário de Estado da Saúde sublinhou que a farmacêutica alemã “exporta 9% do total das exportações nacionais em saúde”, frisando ainda que o contributo da empresa a nível local se reflete nos 700 postos de trabalho criados.
A mesma opinião foi partilhada pelo secretário de Estado da Indústria que também marcou presença na cerimónia. O Dr. João Vasconcelos salientou que a Fresenius Kabi é “o maior exportador do setor da saúde, setor esse que exporta mais que o vinho”.
Finalmente, a Dr.ª Montse Planas, diretora geral da Fresenuius Kabi em Portugal e Espanha, fez um balanço da atividade da farmacêutica em Portugal. “Nestes últimos 10 anos conseguimos colocar o volume de exportações num patamar sem precedentes”, começou por referir. “Antes da aquisição, a Labesfal exportava menos de 4 milhões de euros, fundamentalmente para os países africanos de expressão Portuguesa. Em 2016, exportámos vinte vezes mais para todos os continentes, num total de 70 países. Somos atualmente o maior exportador de medicamentos fabricados em Portugal”, concluiu.