APFH apoia greve pela carreira farmacêutica
04/07/2017 15:31:34
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
APFH apoia greve pela carreira farmacêutica

A Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares anunciou recentemente, através de um comunicado enviado às redações, que apoia, “sem reservas”, a greve convocada pelo Sindicato dos Farmacêuticos (SF) para os dias 18 e 19 deste mês e, por tempo indeterminado, a partir de 1 de agosto. Em causa está o restabelecimento da carreira farmacêutica na Administração Pública.

No mesmo comunicado a Associação faz saber que aspiração destes profissionais de saúde é “justa” e “reclamada há mais de duas décadas”. Esta será a primeira vez que os farmacêuticos hospitalares recorrem à greve para exigir o restabelecimento da carreira. Um ato histórico que segundo a APFH e o SF se justifica porque “já não há mais margem para continuar a adiar esta decisão”.

Segundo a APFH, é “incompreensível” o adiamento da criação da carreira, “particularmente, depois do acordo alcançado por todas as partes e de ter havido declaração de concordância por parte do Ministro da Saúde”. A exigência assume especial relevância no contexto atual, caracterizado por “gritantes faltas de pessoal qualificado no Sistema Nacional de Saúde”. “A situação verifica-se há vários anos: há farmacêuticos hospitalares em sobrecarga de trabalho e os quadros de pessoal não são renovados”, esclarece a APFH.

O comunicado termina com um apelo à igualdade entre os farmacêuticos e outros profissionais de saúde: “os farmacêuticos merecem ser tratados como quaisquer outros profissionais de saúde qualificados. Sem distinção ou discriminação. Só deste modo, ganham as instituições, os cidadãos que precisam de cuidados, o SNS e o nosso País”.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019