Acetato de ulipristal incluído na lista de medicamentos essenciais da OMS

28/06/17
Acetato de ulipristal incluído na lista de medicamentos essenciais da OMS

A HRA Pharma, companhia farmacêutica líder europeia em contraceção de emergência, anunciou que o seu medicamento acetato de ulipristal 30mg, utilizado como contracetivo de emergência, foi incluído na lista de medicamentos essenciais da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para o Doutor J. Miguel Noriega, diretor geral da HRA Pharma Ibéria, “esta decisão da OMS reforça a posição do acetato de ulipristal 30mg como contracetivo de emergência e como um medicamento essencial e ao qual todas as mulheres devem ter um acesso rápido e fácil para uma saúde reprodutiva efetiva”. A lista da OMS serve de guia às listas nacionais de medicamentos essenciais e o diretor da HRA espera, por isso, “ que a inclusão do acetato de ulipristal se reflita nas listas a nível local, permitindo assim que cada vez mais mulheres tenham acesso a este produto em todo o mundo, prevenindo gravidezes indesejadas”.

A lista de medicamentos essenciais da OMS, é revista e atualizada a cada dois anos pelo Comité Especialista na Seleção e Utilização de Medicamentos, constituindo assim uma compilação de todos os medicamentos base e essenciais para prestar cuidados de saúde prioritários num sistema de saúde básico. Os os medicamentos nela inseridos são selecionados tendo em conta a prevalência do problema de saúde, o perfil de segurança e eficácia do medicamento.

A candidatura do acetato de ulipristal 30mg à lista da OMS, submetida pela HRA Pharma em 2016, foi apoiada pelo Departamento de Investigação e Saúde Reprodutiva da OMS, pelo Consórcio Europeu de Contraceção de Emergência e pelo Consórcio Internacional para Contraceção de Emergência.

Partilhar

Publicações