Profissionais de saúde promovem práticas de saúde e rastreios na Check-Up
22/06/2017 15:55:24
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Profissionais de saúde promovem práticas de saúde e rastreios na Check-Up

A edição de verão da Check-Up aconteceu ontem, dia 21 de junho, na Praça da Figueira. Uma iniciativa gratuita dirigida à população que permitiu realizar, simultaneamente, rastreios em diferentes especialidades médicas, graças à colaboração de várias sociedades científicas e associações de doentes.

A presidente da Liga Portuguesa Contra a SIDA, uma das associações que marcou presença no evento, destacou a importância destas iniciativas gerais, que apelidou de “passaporte da saúde”, para chegar perto de um grupo heterogéneo da população. “Para o VIH e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST) é importante que estejamos todos juntos e que os rastreios sejam globais, porque nós sentimos que as pessoas quando veem uma unidade móvel de rastreio direcionada apenas para o VIH retraem-se”.

 

sida extra 53311

 

Já o vice-presidente da Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca, falou de doença ainda pouco conhecida e sobretudo desvalorizada pela população. Estima-se que quase 400 mil pessoas em Portugal sofram de insuficiência cardíaca, e presume-se que 50% dos casos não estejam diagnosticados. Esta é uma situação “inconcebível” e que é “urgente travar”, referiu António Paulino, justificando a colaboração da associação com este tipo de iniciativas. António Paulino deixou também um apelo aos mais jovens: “ se os jovens não fizerem rastreios não há prevenção”.

 

MS CheckUp 140 9a8e9

 

A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior associou-se à organização deste evento e durante a tarde levou um grupo de residentes para realizar os exames e esclarecer dúvidas com os especialistas. Uma medida que, desta forma, “dá continuidade e aprofunda a sua política de apoio social junto da população residente em áreas tão diversas como saúde, educação e tempos livres”, explicou a Junta de Freguesia em comunicado de imprensa.

A Check-Up contou ainda com a participação de outras associações como a Associação de Jovens Diabéticos de Portugal, a Associação Portuguesa de Cardiopneumologistas, a Associação Portuguesa de Celíacos, a Associação Portuguesa de Podologia, a Fundação Portuguesa do Pulmão, a Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas, a Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular, a Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária e a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo.

A News Farma este presente na iniciativa e mostra-lhe agora o ambiente deste dia, destinado à promoção de práticas de saúde e bem-estar bem e a sensibilização para a importância da prevenção e diagnóstico atempado.

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019