Associação Portuguesa de Podologia promove rastreios às doenças do pé no Porto
Associação Portuguesa de Podologia promove rastreios às doenças do pé no Porto

A Associação Portuguesa de Podologia (APP) vai realizar, em colaboração com o Centro Hospitalar de S. João e com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Grande Porto III, rastreios gratuitos às doenças dos pés. A iniciativa decorre nos próximos dias 26, 27 e 28 de junho e nos dias 3, 4 e 5 de julho.

“Os portugueses não estão sensibilizados para a importância dos pés, e por isso não os valorizam e tratam devidamente”, refere o Dr. Manuel Portela, presidente da APP. Assim, “os rastreios são uma excelente oportunidade para prevenir e alertar a população para a preponderância da saúde dos mesmos, assim como conhecer a realidade do nosso país”, conclui o especialista.

De acordo com um estudo realizado APP em 2016, 85% da população com mais de 35 anos de idade tem alguma alteração nos pés. As patologias mais frequentemente registadas foram as queratopatias e as onicopatias.

O rastreio podológico, que inclui a avaliação dos pés através da observação, o exame clínico e a realização de estudos biomecânicos que pretendem despistar a presença de alterações do pé, o apoio plantar e o caminhar, pretende envolver crianças, desportistas, doentes diabéticos, população sénior, e todos aqueles que sintam a necessidade de uma avaliação do pé ou informação sobre o seu estado de saúde podológica.

Esta iniciativa visa caracterizar a população portuguesa em termos de doenças podológicas, bem como sensibilizar e educar os participantes para a necessidade de uma boa saúde do pé, e para a importância da atividade do podologista na promoção da saúde pública. As consultas de rastreio devem ser agendadas através do contacto telefónico 224 220 019.

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019