Academia Lusófona de Ciências Farmacêuticas agendada para início de junho
29/05/2017 18:15:35
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Academia Lusófona de Ciências Farmacêuticas agendada para início de junho

A Fundação Portuguesa das Comunicações vai acolher de 5 a 11 de junho a Academia Lusófona de Ciências Farmacêuticas (ALCF). Dirigida a todos os farmacêuticos do mundo lusófono, nesta Academia serão abordados temas importantes da atualidade dos farmacêuticos.

“Farmácia, Beleza e Estética”, "Inovação em Saúde", “Serviços Farmacêuticos Centrados no doente”, "Estratégia e Gestão de Marketing" são alguns dos módulos que constituem este evento formativo. Veja aqui mais informações sobre este evento. 

Constituída pelo Comité Científico e de Organização e com a presença de convidados honoris praesentia, a ALCF | 2017 conta com a participação de profissionais de destaque no mundo lusófono. A News Farma reuniu os testemunhos dos convidados honoris praesentia e membros do Comité Científico e de Organização da ALCF 2017, que sublinham a importância desta iniciativa para o panorama farmacêutico lusófono. 

 

Boaventura Moura
Convidado honoris praesentia Academia ALCF | 2017
Bastonário e Presidente do Conselho Nacional – Ordem dos Farmacêuticos de Angola | Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa AFPLP

“Os farmacêuticos do mundo lusófono estão de parabéns e só têm a ganhar com a partilha de conhecimentos em formatos como a Academia ALCF | 2017, cujos conteúdos nos envolvem e capacitam a todos. Daremos também o nosso contributo, pois achamos ser uma iniciativa a encorajar.”

 

Carmen Iris Tolentino
Convidada honoris praesentia Academia ALCF | 2017
Presidente da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias

"Ao propor um novo modelo de partilha e troca de saberes entre países de uma mesma língua, a Academia ALCF | 2017 já conquistou a minha simpatia.O comprometimento da organização na escolha dos eixos temáticos e dos palestrantes, aliados à cidade pitoresca e ao simpático local de realização do evento, foram motivos suficientes para minha adesão como farmacêutica e gestora de uma entidade científica brasileira.
O convite para a homenagem como honoris praesentia, me enche de orgulho e satisfação e acentua minha responsabilidade como participante deste grandioso evento."

 

Luís Carlos Marins

Convidado honoris praesentia Academia ALCF | 2017

Presidente da Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro - ASCOFERJ

"Cada vez mais, a Farmácia deixa de ser regional e passa a ser universal. E isso é muito bom, pois se pode extrair o que cada país tem de positivo nas práticas farmacêuticas. Hoje, é impossível viver isolado, sem considerar o que se tem feito em outras comunidades. Por isso, aceitei o convite para participar da Academia ALCF | 2017, com a expectativa de entender o que países como Portugal e Angola têm feito em diversos segmentos da saúde. A troca de experiência será, certamente, enriquecedora. Desse intercâmbio, espero trazer e compartilhar novas possibilidades com os associados da ASCOFERJ, assim como dividir, com portugueses e angolanos, características da farmácia brasileira que têm se mostrado bem-sucedidas. Estamos cientes que o Brasil já amadureceu o suficiente a ponto de poder também contribuir com o debate internacional."

 

Margarida Caramona
Convidada honoris praesentia Academia ALCF | 2017
Professora Catedrática Jubilada – Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra | Professora convidada módulo “Serviços Farmacêuticos centrados no doente”

"Ao ter-me sido apresentado o pedido de colaboração para a Academia ALCF | 2017 e depois de ter intuído o sentido de transmissão de conhecimentos dirigidos a farmacêuticos de língua Portuguesa não podia ficar de lado. O sentimento de amizade e estima que o organizador deste evento me merece são o motivo principal desta participação. Que as boas recordações do tempo de aluno da Faculdade de Farmácia de Coimbra sejam recompensadas no final. Faço votos que as ambições do Comité Cientifico e de Organização sejam concretizadas. Aos oradores e participantes, uma palavra de boas vindas e de muita confiança na Vossa experiência e conhecimento. Desejamos todos ficar satisfeitos e valorizados. Sejam bem-vindos à Academia ALCF | 2017."

 

Sérgio Mena Barreto 
Convidado honoris praesentia Academia ALCF | 2017
Presidente Executivo ABRAFARMA | Orador convidado módulo Inovação em Saúde, subordinado à temática: “Inovação em Saúde: a revolução além da pílula e o impacto para as farmácias”

"É com grande satisfação que participarei da ALCF 2017, que acontece em Lisboa no período de 5 a 11 de junho. Alguns podem perguntar: Mas porquê mais um evento para discutir o papel da farmácia?
A resposta é simples: ao redor do mundo a farmácia é verdadeiramente o lugar mais próximo do doente. E ao transformar-se na verdadeira porta de entrada para o sistema de saúde, ao identificar riscos, ao prover imunização e fomentar a adesão ao tratamento, a farmácia tem sido o canal das maiores revoluções da saúde nos últimos tempos. É sobre este novo papel que a ALCF pretende jogar luz com os temas e palestrantes que se encontrarão lá. Nos vemos em Lisboa!”

 

Valmir de Santi
Convidado honoris praesentia Academia ALCF | 2017

Presidente da Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa - AFPLP; Vice Presidente do Conselho Federal de Farmácia - CFF 

"O conhecimento e sua aplicação prática em prol da sociedade é sempre um desafio para qualquer profissional. Portanto, a possibilidade de termos momentos como este da Academia ALCF | 2017, fortalece a profissão farmacêutica, por propiciar um espaço de ampliação de conhecimentos e troca de saberes práticos entre farmacêuticos de diversos países. Estar presente neste momento é algo que nos causa grande satisfação, pois o que mais queremos é que todos nós farmacêuticos do mundo lusófono tenhamos nosso valor e importância dentro dos serviços de saúde de nossos países.”

 

Alexandra Vasconcelos 

Membro do Comité Científico e de Organização da Academia ALCF | 2017
Diretora Técnica das áreas não convencionais - Clínicas Viver | Oradora e responsável pelos conteúdos a ministrar ao abrigo do Módulo "Farmácia Beleza e Estética”

"A Academia Lusófona de Ciências Farmacêuticas entendeu em boa hora promover um encontro de profissionais de países de língua portuguesa permitindo, assim, uma partilha de informação e de experiências que irá enriquecer ainda mais a nobre profissão de farmacêutico. A importância da nossa atividade no aconselhamento e no exemplo para os nossos utentes implica uma permanente disponibilidade e abertura de espírito para acolher as novas propostas e as soluções que visam melhorar a sua saúde e o seu bem-estar, privilegiando uma visão integrada. Esta é a atitude de quem tem uma responsabilidade social acrescida. E os farmacêuticos têm-na tido sempre ao longo da História. Bem vindos à Academia ALCF | 2017!”

 

Afonso Cavaco 
Membro do Comité Científico e de Organização da Academia ALCF | 2017
Professor Associado em Sócio-Farmácia, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa | Professor convidado no âmbito do módulo “Estratégia e Gestão de Marketing" no formato workshop, subordinado à temática:"Comunicação clínica centrada no paciente","A consulta farmacêutica estruturada: Ferramenta clínica ou de merchandising de serviços?”

"A Academia Lusófona de Ciências Farmacêuticas, leva a cabo a Academia ALCF | 2017, que é um evento internacional dedicado à formação e desenvolvimento profissional de farmacêuticos do mundo lusófono. Embora trabalhando em diferentes países, estes profissionais experimentam desafios quotidianos semelhantes, os quais são fundamentalmente expressos através da mesma língua, o Português. É assim expectável que a proximidade entre colegas de diferentes origens favoreça o aprendizado em ambiente multicultural. Os temas que serão abordados cobrem um amplo espetro de saberes e competências, hoje centrais para a atividade farmacêutica atualizada e custo-efetiva.O programa da Academia ALCF | 2017 estrutura-se em áreas de renovação e inovação profissional, incluindo por exemplo as abordagens que permitem a melhoria contínua da relação com os usuários e pacientes. Estas são inegavelmente essenciais para alcançar os objetivos clínicos e económicos esperados. Estou certo que a Academia ALCF | 2017 será um marco incontornável no panorama da divulgação e formação para as melhores práticas em farmácia, qualquer que seja o contexto de trabalho dos participantes no evento.”

 

Ana Lucia Caldas 
Membro do Comité Científico e de Organização da Academia ALCF | 2017
Diretora Executiva – Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar | Participante de mesa redonda que sucede a Master Class “Poderão os farmacêuticos ter um papel relevante na cobertura vacinal?”, no âmbito do módulo: "Serviços Farmacêuticos centrados no doente”.

“A Academia Lusófona de Ciências Farmacêuticas - ALCF reunirá, com o seu 1.º grande evento de capacitação – Academia ALCF | 2017, temas relevantes e atuais, em uma semana rica de oportunidades de aprendizado e intercâmbio científico e cultural com um olhar global da realidade, oportunidades e expectativas, diante de um trajeto de conquistas, desafios e dedicação ao universo farmacêutico de Portugal, Angola e Brasil. Estou certa que, além de buscar a valorização profissional, a ALCF e a Academia ALCF | 2017, contribuirão para a produção e para a aplicação das evidências científicas apresentadas na Academia ALCF | 2017, que farão dessa primeira edição, um marco importante para trocas de experiências em diferentes níveis. Participar da Academia ALCF | 2017, significa poder ampliar a minha compreensão sobre várias questões norteadoras acerca da atuação farmacêutica na atualidade, por isso, me sinto uma pessoa privilegiada. Mais uma vez, muito obrigada!”


Beatriz de Sousa 
Membro do Comité Científico e de Organização da Academia ALCF | 2017
Delegada de Luanda – Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA)

"A ALCF é uma academia que alberga os farmacêuticos dos países de língua portuguesa e a Academia ALCF | 2017 que irá realizar-se, permitirá a troca de experiências entre os participantes dos diferentes países. A atualização de conhecimentos e a sua importância para a inovação na área da saúde, será de grande valia para toda a classe farmacêutica do mundo lusófono participante, bem como o será igualmente em prol da saúde e dos profissionais de saúde de Angola, para o que muito contribuirá, entre outros, adquirir conhecimentos profissionais sobre inovação em saúde, bem como o importante módulo previsto de "serviços farmacêuticos centrados no doente". Bem haja, farmacêuticos do mundo lusófono!"

 

Fernando Fernandez-Llimos 
Membro do Comité Científico e de Organização da Academia ALCF | 2017
Departamento de Socio-Farmácia; Faculdade de Farmácia Universidade de Lisboa | Professor convidado no âmbito do módulo “Serviços Farmacêuticos centrados no doente”, subordinado à temática “Tipos de farmacêuticos"

"Num cenário global, a formação integradora de profissionais de diferentes países com um vínculo comum favorece a troca de experiencias e conhecimentos que enriquecerão o desempenho de todos eles. A Academia ALCF | 2017 é um exemplo deste tipo de formação, envolvendo profissionais dos dois lados do Atlântico e de diversas áreas do mundo farmacêutico."

 

Hortência Muller Tierling 
Membro do Comité Científico e de Organização da Academia ALCF | 2017
Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Santa Catarina

"Ao reunir renomados profissionais de Ciências Farmacêuticas do mundo lusófono, com participação confirmada de três países, a Academia Lusófona de Ciências Farmacêuticas oferece um momento inigualável de enriquecimento profissional, através do nosso evento Academia ALCF | 2017. Esta união de esforços resulta em valorização de nossa profissão. É importante observar o rigor científico e técnico da programação, muito alinhada com as demandas e tendências atuais: nos cinco dias do evento, serão abordados os temas mais recentes, como a aplicação do conhecimento farmacêutico na estética; e os muito profundos, como a recuperação da prestação de serviços farmacêuticos como um diferencial profissional. As inovações em saúde, tema do segundo dia do evento, devem proporcionar aos participantes um amplo espectro de perceção sobre os rumos que nossa profissão deve tomar daqui para diante. Desta forma, o Comitê Científico e de Organização da Academia ALCF | 2017 busca congregar e ampliar o conhecimento reunido das Ciências Farmacêuticas nos países participantes, oferecendo um nível de conhecimento em áreas distintas, que só raramente se consegue acessar em um único evento.”

 

Isabel Vitória Figueiredo 
Membro do Comité Científico e de Organização da Academia ALCF | 2017
Professora Auxiliar com Agregação – Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra | Professora convidada módulo “Serviços Farmacêuticos centrados no Doente”, com o formato Palestra de Abertura Mesa Redonda, subordinado à temática: “Evidência da necessidade de implementação de serviços farmacêuticos centrados no doente”.

"A Lusofonia é, a um só tempo, um elo de união universal gerador e agregador dos povos. Na era da globalização, são muitos os desafios inerentes à sociedade do conhecimento. A Academia Lusófona de Ciências Farmacêuticas e a Academia ALCF | 2017 que nos reunirá a todos, permite a vivência, a partilha e expansão do conhecimento.”

Isaura Martinho 
Membro Comité Científico e de Organização da Academia ALCF | 2017
Farmacêutica Diretora Técnica & Delegada de Círculo – Associação Nacional de Farmácias (ANF) | Moderadora de mesa redonda que sucede a Masterclass “Poderão os farmacêuticos ter um papel relevante na cobertura vacinal?”, no âmbito do módulo "Serviços Farmacêuticos centrados no doente”.

"Farmacêutico não é uma profissão individualista, ela pauta-se pela partilha do conhecimento e pela permanente busca do saber. A Academia ALCF | 2017 vem dar mais um contributo, dos muitos que já existem na nossa profissão, desta vez entre os países do mundo lusófono - obviamente não podia ficar fora deste evento! Ao longo da minha carreira de farmacêutica comunitária, sempre estive na linha da frente em muitos projetos que acrescentaram valor e que contribuíram para ganhos em saúde.
São disso exemplos pioneiros:
- No combate ao VIH como a troca de seringas e a metadona;
- A educação sexual com o projeto Geração Saudável, que tive a honra de iniciar na Ordem dos Farmacêuticos;
- Os cuidados farmacêuticos na diabetes, hipertenção Arterial, asma e dislipidémias;
- A aplicação de injetáveis e a vacinação, exemplos do dia a dia nas farmácias portuguesas.

O trabalho comunitário da farmácia passa também por uma participação cívica na vida política, em associações atuantes junto da comunidade e em todas as organizações onde a minha presença seja passível de alterar mentalidades, no sentido que essa mudança seja em prol do bem comum. Acredito que a ALCF e as iniciativas a serem desenvolvidas sejam também catalisadoras de mudanças que dignifiquem o profissional farmacêutico lusófono, igualmente em prol do bem comum e da saúde dos utentes e da população.”

 

João Pedro Matos
Membro do Comité Científico e de Organização da Academia ALCF | 2017
Farmacêutico consultor iD CONSULTING & Farmacêutico Fundador – ALCF | Palestrante no formato Master Class de encerramento da Academia no âmbito do módulo “Estratégia e Gestão de Marketing”

“A Academia Lusófona de Ciências Farmacêuticas assinala uma nova possibilidade de união e interação, ao congregar farmacêuticos dos nove países de língua portuguesa em torno da partilha de conhecimento. Com o próximo evento Academia ALCF | 2017, reúnem-se incontornáveis profissionais de referência em diversas áreas. Serão 35 horas ao longo de cinco dias, com uma estrutura modular que abrange quatro pertinentes áreas do setor e da profissão, para o que contamos com 40 profissionais. Está confirmada a participação de Angola, Brasil e Portugal. Sejam muito bem-vindos! Até breve.”

 

Cassyano J. Correr
Comité Científico e de Organização Academia ALCF | 2017
Professor da Universidade Federal do Paraná | Professor convidado no âmbito do módulo “Serviços Farmacêuticos centrados no doente”, subordinado à temática “Serviços farmacêuticos nas farmácias do Brasil: em busca da sustentabilidade"

"Os países do mundo lusófono, ainda que tão diferentes, partilham semelhanças que vão além da língua portuguesa. Seus desafios ligados ao sistema de saúde, às farmácias e à profissão farmacêutica são próximos, e torna-se importante compartilhar essas experiências, buscar soluções em conjunto, reproduzir os sucessos de cada país. O encontro a ser promovido pela Academia Lusófona de Ciências Farmacêuticas (ALCF) será uma dessas oportunidades únicas, de unir profissionais desses diferentes países, em momentos de discussão técnica profunda e de qualidade sobre diversos aspectos das práticas farmacêuticas e empresarial nas farmácias. Em minha participação, na manhã do dia 08/06, levarei detalhes da experiência que estamos tendo com a maiores redes de farmácias do Brasil, capitaneadas pela Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias, com o processo de implementação de serviços farmacêuticos e redesenho do papel exercido pelos farmacêuticos no país. Os desafios são enormes e envolvem diversos aspectos que vão além das questões técnicas, incluindo cultura empresarial, plano de carreira, remuneração por serviços, informatização e processos de melhoria contínua dentro das empresas. Será um prazer dividir estes pontos com todos os participantes do evento. Nos vemos em Lisboa."


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019