24 horas de desafios para formar profissionais de saúde em competências interpessoais
29/05/2017 17:48:24
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
24 horas de desafios para formar profissionais de saúde em competências interpessoais

No passado dia 20 de maio, cerca de 80 profissionais de saúde participaram na primeira edição do 24H Saúde, uma iniciativa pioneira em Portugal que pretende desenvolver competências relacionadas com a liderança e gestão de equipas, comunicação, inovação e criatividade. A organização está agora a estudar o local e data de realização do próximo evento, que conta anunciar ainda no próximo mês.

A primeira edição do 24H Saúde decorreu na Escola de Medicina da Universidade do Minho e centrou-se na gestão de um doente com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) escolhido tendo em conta a grande abrangência dos cuidados envolvidos (hospital, farmácia, cuidados domiciliários, entre outros), e através do qual os participantes puderam simular o percurso do doente nos vários cuidados de saúde.

Noutro momento desta maratona, houve espaço para a simulação de um terramoto e para o treino de competências de equipa e de relação com os órgãos de comunicação social num contexto semelhante ao simulado. O desafio final consistiu na elaboração de propostas capazes de tornar os cuidados de saúde mais eficientes e a experiência do doente mais gratificante.

O exercício serviu ainda para avaliar as funções cognitivas e a capacidade de comunicação dos profissionais, no início e no final do evento, de forma a perceber o impacto que uma jornada de 24 horas de trabalho consecutivo tem no desempenho dos profissionais de saúde.

No total, foram 24 horas consecutivas dedicadas ao desenvolvimento de competências interpessoais, fundamentais para o bom desempenho dos profissionais no dia-a-dia. Nesta primeira edição, o 24H Saúde contou com a participação de várias equipas, provenientes de hospitais do Grupo Mello Saúde, da Escola de Medicina da Universidade do Minho, da ULS (Unidade Local de Saúde) de Matosinhos, do Ministério da Saúde, do Sindicato Independente dos Médicos e do Fórum Nacional de Estudantes de Saúde.

Acompanhe os desenvolvimentos do próximo 24H Saúde em www.24hsaude.com ou https://www.facebook.com/24hsaude.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019