Sob o mote “Repensar o Serviço Nacional de Saúde”, o Encontro pretende explorar a discussão em torno da importância dos farmacêuticos que, pelas suas competências específicas, são capacitados para a disponibilização de soluções de Saúde que respondem de forma efetiva às necessidades do doente crónico.
“Cientes de que a atual conjuntura económica nacional tem colocado uma inegável pressão sobre a eficiência do sistema de Saúde, estamos convictos de que todos os profissionais de saúde, o farmacêutico incluído, podem acrescentar ainda mais valor, contribuindo para a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde e para a garantia da qualidade dos cuidados que são prestados”, explica o Dr. Pedro Pires, fundador das Farmácias Holon.
Para além dos farmacêuticos, o Encontro vai reunir representantes da indústria farmacêutica, associações de doentes, sociedades médicas e utentes convidados.
A reunião vai contar com personalidades reconhecidas na área da Saúde, e não só, enquanto speakers, tais como o Prof. Doutor Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, a Dr.ª Maria Eugénia Saraiva, presidente da Liga Portuguesa Contra a Sida, Carlos do Carmo, cantor e intérprete de fado português, entre outros.
“Cremos que o único caminho para uma discussão profícua e um plano de ação concreto, passa por envolver as pessoas que, todos os dias, contribuem para a melhoria do nosso SNS, para um pensamento estratégico e novas formas de abordar as dificuldades. Os serviços de Saúde dos países desenvolvidos devem incentivar os seus profissionais, estruturas e utentes a colaborar conjuntamente no sentido da prevenção das doenças, perpetuando a sua ausência”, acrescenta o Dr. Pedro Pires.
Conheça o programa do Encontro aqui.