4.ª edição do Prémio Curtas Esclerose Múltipla: conhecidos os vencedores
25/05/2017 17:55:20
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
4.ª edição do Prémio Curtas Esclerose Múltipla: conhecidos os vencedores

“Perene” e “Preso ao Meu Próprio Corpo” são os projetos vencedores do Prémio Curtas Esclerose Múltipla 2017, reconhecidos oficialmente durante a cerimónia de entrega da 4.ª edição do Prémio, que decorreu ontem, dia 24 de maio, no Cinema São Jorge, em Lisboa.

A iniciativa, promovida pela Novartis e pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), visa sensibilizar a sociedade para a temática da esclerose múltipla, fomentando a realização de curtas-metragens que promovem o diálogo ente a cultura e a Saúde, ao inspirar o cinema com histórias de vida dos doentes.

Num total de 22 trabalhos a concurso, “Perene” conquistou a categoria “Escolha do Júri”, recebendo um prémio monetário de dois mil euros. O filme, da autoria de Ana Luísa Braga, Gisela Martins e Cátia Braga, retrata a rotina de um doente que busca nas sessões diárias de fisioterapia o suporte para a luta contra o cansaço e as dificuldades diárias que a esclerose múltipla lhe impôs. O vencedor da categoria “Escolha do Público”, galardoado com o valor de 1.500 euros, foi “Preso ao Meu Próprio Corpo”, da autoria de Cristiana Vieitas, Gisela Queirós e Pedro Santos.

Tendo em conta a qualidade das curtas-metragens apresentadas nesta edição, o júri atribuiu ainda duas menções honrosas aos filmes “Hera” e “Tempo” e uma menção especial à curta “É a Vida”.

As candidaturas foram avaliadas por um júri composto por Mário Gabriel Bonito, representante do ICA; Cristina Campos, diretora geral da Novartis; Gonçalo Galvão Teles, realizador português; Teresa Tavares, atriz portuguesa; Joaquim Pinheiro, médico neurologista; e representantes das três associações de doentes com esclerose múltipla: Associação Nacional Esclerose Múltipla (ANEM), Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) e Associação Todos com a Esclerose Múltipla (TEM).

As curta-metragens a concurso podem ser vistas em www.premioemcurtas.pt.

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019