Prémio Crioestaminal: três investigadores finalistas concorrem a bolsa de 20 mil euros
Prémio Crioestaminal: três investigadores finalistas concorrem a bolsa de 20 mil euros

A cerimónia de entrega do Prémio Crioestaminal em Investigação Biomédica, uma iniciativa da Crioestaminal e da Associação Viver a Ciência, com o apoio do Instituto de Medicina Molecular (IMM), tem lugar no dia 30 de maio, pelas 16h00, no IMM, em Lisboa.

São três os finalistas desta 9.ª edição, que contou com uma participação recorde de 96 candidaturas. O projeto vencedor recebe uma bolsa de 20 mil euros, uma das mais elevadas em Portugal na área da investigação.

A investigadora Cláudia G. Almeida, do Centro de Estudos de Doenças Crónicas (CEDOC) da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, é uma das finalistas deste Prémio, com o projeto “Elucidating molecular phenotypes caused by the C2AP Alzheimer’s disease genetic risk factor using human induced pluripotent stem celss (PC66)”. O finalista Bruno Costa-Silva, da Fundação Champalimaud, concorre com o projeto “The role of pancreatic cancer-derived exosomes in mediating bone marrow cell recruitment to the pre-metastatic liver (PC10). Ioannis Sotiropoulos, do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde da Universidade do Minho (ICVS), apresenta o projeto “Stress-driven epignetic & molecular signatures in Alzheimer’s disease (PC93)”.

O Prémio Crioestaminal é dirigido a investigadores, portugueses ou estrangeiros, doutorados há mais de três anos e há menos de dez, que se proponham a realizar um projeto de investigação autónomo sob a sua responsabilidade numa instituição portuguesa. A 9.ª edição decorre de uma parceria entre a Crioestaminal e a Associação Viver a Ciência e tem como objetivo apoiar jovens investigadores que pretendam desenvolver projetos pioneiros na área da Biomedicina em território nacional. O júri é constituído por um painel de 27 cientistas e investigadores, nacionais e internacionais, de centros de investigação de onze países diferentes.

Agenda

16h00 – Sessão de abertura:

Maria M. Mota, Diretora Executiva do IMM

André Gomes, Fundador e CEO da Crioestaminal

Leonor Saúde, Coordenadora da Associação Viver a Ciência

16h15 – Apresentação do projeto vencedor da 8.ª edição do Prémio Crioestaminal

Luísa Figueiredo, Investigadora do IMM, premiada por projeto na área da doença do sono

16h30 - Apresentação dos três projetos finalistas

Cláudia G. Almeida

Bruno Costa-Silva

Ioannis Sotiropoulos

17h00 - Anúncio do vencedor da 9.ª edição do Prémio Crioestaminal

17h10 – Sessão de encerramento: Presença a confirmar

17h30 – Porto de Honra

18h30 – Final da cerimónia


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019