SIC: Congresso discute avanços na área de citometria de fluxo

03/05/17
SIC: Congresso discute avanços na área de citometria de fluxo

Entre os dias 25 e 27 de maio, a 15.ª edição do Congresso da Sociedade Ibérica de Citometria (SIC) vai apresentar aplicações promissoras no campo da citometria de fluxo. O evento vai realizar-se no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e pretende apresentar e discutir o que de novo se tem feito com esta metodologia em diversas áreas das ciências naturais e biomédicas, de modo particular na Península Ibérica.

Médicos e farmacêuticos, com particular ligação ao diagnóstico laboratorial, biólogos, bioquímicos, investigadores, professores universitários e estudantes de mestrado e doutoramento, de todo o mundo, são os principais destinatários deste Congresso transversal e multidisciplinar.

“O programa científico conta com oradores de renome que participarão em conferências e workshops com vista a dar conta do estado da arte na tecnologia e abordagens da citometria de fluxo”, explicou a Dr.ª Catarina Martins, presidente da comissão organizadora do evento.

No primeiro dia, a sessão de abertura traz a Portugal o conceituado professor e investigador norte-americano, o Prof. Doutor Paul Wallace, que preside atualmente a International Society for Advancement of Cytometry (ISAC). A partir daí “todas as sessões serão, na generalidade, sessões paralelas onde, de um lado, estaremos a privilegiar sobretudo a abordagem clínica e, do outro, a investigação, atraindo, assim, públicos diferentes”, esclareceu a presidente da comissão organizadora.

A segunda sessão plenária, no início do segundo dia, ficará a cargo do Prof. Doutor Alberto Órfão, reconhecido médico, professor e investigador, radicado em Espanha, onde lidera há vários anos uma larga equipa multidisciplinar, com assento na vanguarda da investigação clínica em Hemato-oncologia. Consulte aqui o programa completo. 

“A Citometria é um campo onde se tem verificado uma grande evolução tecnológica nos últimos anos. Começámos há mais de 20 anos com duas, três ou quatro cores: neste momento os citómetros mais avançados já conseguem trabalhar naquilo que é, realmente, uma experiência multicolor, diferenciando mais de 16 cores distintas. Tendo em conta as múltiplas e constantes novidades, quer na área clínica, onde vão surgindo protocolos de validação, cada vez mais completos, quer na investigação, onde a versatilidade da citometria se conjuga com outras áreas, o Congresso da SIC é uma oportunidade de atualização e debate, para consolidar e potenciar ainda mais este crescimento”, explica a Dr.ª Catarina Martins.

As inscrições para o Congresso estão disponíveis aqui.

Para mais informações consulte o site do evento. 

Partilhar

Publicações