Prof. Doutor João Morais toma posse da Sociedade Portuguesa de Cardiologia
28/04/2017 16:30:11
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Prof. Doutor João Morais toma posse da Sociedade Portuguesa de Cardiologia

Chega ao fim um biénio “muito preenchido e intenso em que pensámos deixar uma marca positiva para a Sociedade”. O Dr. Miguel Mendes deixa a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) e passa o testemunho ao Prof. Doutor João Morais, novo presidente da Sociedade para o biénio 2017-2019.

Em entrevista à News Farma, o Prof. Doutor João Morais revela que vê a SPC assente em três vertentes de atividade. “Em primeiro lugar, a atividade interna, ou seja, a SPC é uma grande estrutura com sedes, delegações e muitos funcionários, pelo que uma das preocupações deverá ser a organização interna. A Sociedade está num processo de modernização e cabe à minha direção dar continuidade a este trabalho”, assegura.

O diretor do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) sublinha ainda a vertente educativa, relacionada com a formação e informação aos seus sócios e médicos em geral: “Vamos fazer uma aposta muito grande nesta área. Assim, será novidade a institucionalização da Escola de Formação Pós Graduada em Medicina Cardiovascular. Existe uma estrutura da Sociedade neste domínio, mas o nosso objetivo é institucionalizá-la”, explica.

No domínio externo, o novo presidente da SPC considera que “a comunicação tem de ter um papel ainda mais ativo”. E continua: “o envolvimento da população terá de ser cada vez maior pois isto impacta diretamente com a tutela, e a relação com o poder é muito importante para nós. Queremos que a SPC possa ser vista como parceira da tutela, podendo influenciar, se possível, as decisões do poder”. Por fim, as relações internacionais, que muito entusiasmam a Sociedade, serão um dos pontos de atenção da nova direção. “A SPC faz parte do palco europeu da European Society of Cardiology (ESC) e queremos ter uma presença cada vez mais forte neste domínio, promovendo candidaturas à ESC”, avança o Prof. Doutor João Morais. “Vão ser dois anos de grandes desafios, e espero que de grande afirmação”, termina.

A tomada de posse do novo presidente da SPC aconteceu no âmbito do Congresso Português de Cardiologia 2017 (CPC2017), que decorreu de 22 a 25 de abril, no Palácio dos Congressos do Algarve, na Herdade dos Salgados, em Albufeira.

Médico cardiologista desde 1988 e diretor do Serviço de Cardiologia do CHL desde 2001, o Prof. Doutor João Morais fez parte de vários organismos da Sociedade Europeia de Cardiologia. Já integrou cinco direções da SPC, sendo esta a sua sexta direção, foi membro fundador da Competência em Emergência Médica e coordenador do grupo de trabalho que estudou a utilização de desfibrilhadores cardíacos por não médicos.

Como diretor da Cardiologia do CHL, o Prof. Doutor João Morais coordena a Unidade de Hemodinâmica e Intervenção Cardiovascular, onde mais de dois mil procedimentos foram realizados no ultimo ano, cerca de 700 dos quais de intervenção terapêutica no âmbito da doença coronária. O novo presidente da SPC é autor e coautor de cerca de 250 trabalhos científicos apresentados nos mais importantes congressos da especialidade, mais de uma centena dos quais publicados em revistas prestigiadas, colaborando com os mais importantes centros mundiais de investigação cardiológica. É ainda fundador e responsável pela plataforma educacional “Challenges in Cardiology”, que dá igualmente mote a um congresso internacional anual.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019