FPC promove rastreios cardiovasculares no Salão Motorclássico na FIL
21/04/2017 15:51:01
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
FPC promove rastreios cardiovasculares no Salão Motorclássico na FIL

A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) e o Automóvel Club de Portugal (ACP) vão realizar rastreios cardiovasculares gratuitos no Salão Motorclássico que decorre na Feira Internacional de Lisboa (FIL), este sábado e domingo, 22 e 23 de abril. Sob o mote "Cuide da sua máquina", a iniciativa visa alertar os portugueses para cuidarem da sua “máquina” e vigiarem o seu coração, para despistar sintomas que podem indicar patologias, nomeadamente a insuficiência cardíaca (IC).

Para além dos rastreios que incluem a medição de tensão arterial, glicemia, perímetro abdominal e índice de massa corporal, a FPC e o ACP vão promover um passeio de automóveis clássicos decorados com uma mensagem de alerta para a prevenção das doenças cardiovasculares, junto à zona ribeirinha da capital, durante a manhã de amanhã, 22 de abril. O passeio partirá do Museu da Carris, em Alcântara, por volta das 9h30 e terminará no Parque das Nações, às 13h00, onde os veículos ficarão expostos no Salão Motorclássico.

O Prof. Doutor Manuel Carrageta, presidente da FPC lança a questão: “Qual a máquina mais importante das nossas vidas? Será que cuidamos tão bem do nosso coração como cuidamos do nosso automóvel? É esta a reflexão que queremos promover num evento que pretende incentivar a população a vigiar regularmente a sua Saúde cardiovascular”.

As doenças cardiovasculares mantêm-se como a principal causa de morte em Portugal. A insuficiência cardíaca (ICA) é uma das principais patologias e afeta 400 mil portugueses. Estima-se que uma em cada cinco pessoas vai desenvolver insuficiência cardíaca ao longo da sua vida.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019