Safinamida disponível em Portugal para tratamento de doentes com Parkinson
11/04/2017 15:38:09
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Safinamida disponível em Portugal para tratamento de doentes com Parkinson

No Dia Mundial da Doença de Parkinson, que se assinala hoje, dia 11 de abril, a empresa farmacêutica Zambon e o seu parceiro Newron Pharmaceuticals anunciam o lançamento de safinamida em Portugal para o tratamento de doentes de Parkinson em fase intermédia a avançada.

A safinamida é um novo agente químico com um mecanismo de ação dopaminérgico e não-dopaminérgico único, que permite controlar os sintomas e as complicações a nível motor. Está agora disponível em Portugal como terapêutica adjuvante uma dose estável de levodopa (L-dopa), isolada ou em associação com outros medicamentos para tratamento de doentes adultos com doença de Parkinson (DP) idiopática em fase intermédia a tardia com flutuação.

O Prof. Doutor Joaquim Ferreira, professor de Neurologia e Farmacologia Clínica na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), comenta que “o mecanismo único de ação dupla da safinamida faz com que esta seja uma opção de tratamento valiosa para doentes com Parkinson”.

O Dr. Roberto Tascione, CEO da Zambon, considera que “o lançamento da safinamida em Portugal é um passo importante para todos os doentes que precisam com urgência de uma opção inovadora para o tratamento da doença de Parkinson. A Zambon está comprometida em trilhar um caminho pautado pelo desenvolvimento de terapias inovadoras para as pessoas com a doença de Parkinson e outras doenças do sistema nervoso central com o objetivo de melhorar o seu tratamento”.

Para além de Portugal, a safinamida está atualmente disponível em 12 países europeus: Alemanha, Suíça, Espanha, Itália, Bélgica, Dinamarca, Suécia, Reino Unido, Luxemburgo, Holanda e Noruega. A 21 de março deste ano, a Food and Drug Administration (FDA) aprovou o uso de safinamida para o tratamento da doença de Parkinson como terapia adjuvante da levodopa/carbidopa.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019