Mais de sete mil pessoas já passaram pelo evento Portugal eHealth Summit
06/04/2017 16:03:11
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Mais de sete mil pessoas já passaram pelo evento Portugal eHealth Summit

O Portugal eHealth Summit está a decorrer na Sala Tejo do Meo Arena desde o dia 4 de abril, terminado hoje, dia 6. A reunião conta com um modelo dinâmico e inovador no debate e apresentação de ideias, assumindo-se como o maior evento de transformação digital na Saúde realizado em Portugal.

Com uma área de exposições preenchida por stands com cerca de 50 startups e empresas, de áreas diferentes, o Portugal eHealth Summit representa um espaço integrador e dinâmico e, em apenas dois dias, já recebeu mais de sete mil visitantes.

A sessão de abertura contou com a participação do ministro da Saúde, Prof. Doutor Adalberto Campos Fernandes, e da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Prof.ª Doutora Maria Manuel Leitão Marques. Evidenciando a importância desta cimeira, o ministro da Saúde sublinhou que o país "assume hoje um processo de transformação digital", reforçando que “Portugal está a apostar bem e certo numa economia digital e também numa economia do conhecimento”.

Na sua intervenção, a Prof.ª Doutora Maria Manuel Leitão Marques realçou a importância de um debate profícuo de ideias, deixando claro que "a modernização contamina-se" e que “atingimos um patamar digital que nos permite pensar em soluções mais inovadoras”.

Após a cerimónia de abertura, arrancaram, em simultâneo, sessões de debate na Sala Summit (principal), na Sala Inovação e na Sala da Transformação Digital, com uma média de 21 sessões por dia e mais de nove horas diárias de transmissão em direto (livestreaming) das sessões realizadas na Sala Principal.

O Dr. Manuel Delgado, secretário de Estado da Saúde, participou na sessão de abertura do segundo dia da cimeira. O Dr. Fernando Araújo, secretário de Estado-Adjunto e da Saúde, esteve presente hoje, último dia do evento, na sessão de abertura.

Partilha e debate entre todos os intervenientes do setor da Saúde

Reunindo mais de 250 oradores e moderadores, entre eles mais de 20 especialistas internacionais, o Portugal eHealth Summit é uma oportunidade única de partilha e debate para todos os intervenientes do setor da Saúde, com uma forte participação da Agência Europeia do Medicamento, da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), da Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) e do Infarmed. Envolve, igualmente, a indústria farmacêutica, empresas do setor tecnológico, organismos da Administração Pública, startups, instituições ligadas ao meio académico, entre outras entidades.

O presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Prof. Doutor Henrique Martins, reconhece que "não vai ser simples fazer esta transformação", mas acredita que “há um digitão em cada um de nós, dos mais velhos aos mais novos.” O sucesso da transformação digital passa, inequivocamente, pelo Registo de Saúde Eletrónico (RSE), temática debatida nesta cimeira.

Assumindo-se como a total desmaterialização de processos e procedimentos, nomeadamente dos Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDTs), integrada no projeto Exames Sem Papel, o RSE é uma aposta forte do Serviço Nacional de Saúde (SNS).


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019