Novo portal do Infarmed vai permitir submeter e gerir pedidos de licenciamento
29/03/2017 16:30:22
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Novo portal do Infarmed vai permitir submeter e gerir pedidos de licenciamento

A partir da próxima sexta-feira, dia 31 de março, estará disponível o novo Portal Licenciamento+ do Infarmed, que irá permitir às várias entidades do circuito do medicamento e dispositivos médicos submeter e gerir os pedidos de licenciamento. Esta iniciativa irá eliminar milhares de processos submetidos em papel, além de reduzir em vários meses os tempos de decisão no Infarmed.

O novo portal vai abranger não só as farmácias mas também os distribuidores, fabricantes, serviços farmacêuticos hospitalares e outras entidades do setor do medicamento e dos dispositivos médicos, possibilitando a realização de 95 tipos de pedidos de licenciamento. Exemplos são as autorizações para o exercício de atividade, a atribuição de alvarás, transferências de instalações ou mudanças de direções técnicas.

Só em 2016 houve 5493 registos de processos em papel, dos quais 4139 são novos pedidos. Com esta medida espera-se que haja a desmaterialização dos processos, maior rapidez e rastreabilidade da informação. Até aqui, 80% dos processos que eram submetidos ao Infarmed estavam incompletos e obrigavam a novos pedidos de elementos. Espera-se agora que se reduza em mais de metade a percentagem de processos com pedidos adicionais de informação ou documentos.

O Portal Licenciamento+ é uma medida do programa SIMPLEX+ e estará disponível no sítio eletrónico do Infarmed na área Serviços Online e na área Licenciamentos de Entidades


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019