GSK lança Teste de Controlo da Asma para melhor monotorização da doença
23/03/2017 16:21:34
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
GSK lança Teste de Controlo da Asma para melhor monotorização da doença

No âmbito do projeto Vencer a Asma, que arrancará em breve, a GlaxoSmithKline (GSK) lança o Teste de Controlo da Asma (ACT). Dirigidos a doentes asmáticos com idade igual ou superior a quatro anos, o ACT e o projeto Vencer a Asma contam com o apoio de sociedades médicas e profissionais e de doentes com intervenção e destaque na sensibilização de doenças respiratórias.

O ACT tem como objetivo alertar para os problemas dos doentes com asma e ajudar o doente asmático a ter um dia-a-dia sem limitações. O resultado do ACT permite perceber se a asma está controlada, sendo, também, uma ferramenta útil que auxilia o acompanhamento da doença, facilitando a comunicação dos doentes com os profissionais de Saúde.

O ACT é constituído por cinco perguntas que incidem no impacto da asma nas situações do dia-a-dia, na eventual necessidade de medicação de alívio, assim como a frequência dos sintomas.

Um ataque de asma, ou agudização, corresponde a um agravamento súbito dos sintomas e pode ser imprevisível. O cansaço, a tosse, as noites mal dormidas não têm apenas impacto nas limitações do dia-a-dia, mas são um fator de risco para crises de asma e um maior número de visitas às urgências e hospitalizações.

Em Portugal existe um milhão de asmáticos e cerca de metade não tem a sua asma controlada.

O ACT está disponível aqui


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019