Lançado livro sobre patologia músculo-esquelética para MGF
15/03/2017 17:50:52
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Lançado livro sobre patologia músculo-esquelética para MGF

Face à crescente prevalência da patologia músculo-esquelética entre a população portuguesa, e sendo consensual a necessidade de aquisição de mais conhecimentos e competências por parte dos profissionais envolvidos, 30 profissionais de Saúde das áreas de Ortopedia, Medicina Física e Reabilitação (MFR) e Medicina Geral e Familiar (MGF) juntaram-se para escrever o livro “Patologia Músculo-Esquelética para Médicos de Família”.

Composto por 13 capítulos, o manual prático aborda temas como osteoartrose, osteoporose, raquialgia, patologias da anca, do ombro, do joelho, paralisia facial periférica, Medicina Desportiva, entre outros assuntos.

Este livro em forma de manual, apoiado pela Tecnifar e coordenado pelo Dr. Rui Vaz, fisiatra assistente hospitalar de Medicina Física e Reabilitação (MFR) no Hospital da Senhora da Oliveira em Guimarães, tem como objetivo apoiar especialistas de MGF nas consultas diárias nos centros de saúde, proporcionando mais e melhores conhecimentos acerca das doenças músculo-esqueléticas.

O livro nasceu do interesse demonstrado pelos especialistas em MGF sobre a patologia músculo-esquelética, uma área onde são notórias as dificuldades e as limitações, apesar da sua incidência nos doentes. Após as I Jornadas de Medicina Física e de Reabilitação – Pontes com os Cuidados de Saúde Primários, organizadas em novembro de 2014, foram realizadas tertúlias sobre esta patologia para médicos de família. O livro é o resultado conjunto dessas tertúlias que decorreram ao longo de mais de um ano.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019