Liver/Kidney Summit II promove diálogo e partilha de conhecimentos entre especialidades
02/03/2017 16:07:53
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Liver/Kidney Summit II promove diálogo e partilha de conhecimentos entre especialidades

Cerca de 200 especialistas de Nefrologia e Hepatologia marcaram presença na segunda edição do Liver/Kidney Summit, no passado dia 24 de fevereiro. Uma reunião que permitiu criar “um laço mais forte entre os especialistas e uma compreensão acrescida” sobre os conhecimentos que dizem respeito ao rim e ao fígado, afirma em entrevista à News Farma o Prof. Doutor Guilherme Macedo, diretor de Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar de São João. Veja a galeria de imagens do evento.

Chairman do evento a par do Dr. Alfredo Loureiro, diretor do Serviço de Nefrologia do IPO do Porto, o Prof. Doutor Guilherme Macedo explica que o principal objetivo desta reunião foi “cruzar os conhecimentos e fazer reconhecer a ambas as especialidades a importância desta conversa” e troca de ideias entre especialistas.

“Reconhece-se, em diversas doenças do fígado, um protagonismo associado à patologia renal. Simultaneamente, reconhece-se que nos doentes renais existe uma importância grande das doenças do fígado. Portanto, pensamos que era fundamental juntar nefrologistas e hepatologistas para esta conversa cruzada que foi de enorme interesse e que despertou imensa curiosidade e satisfação entre os intervenientes”, explica.

Para o médico, este é um diálogo que tem condições para ser continuado. “Existe espaço para, sem repetições e com muita criatividade”, esperar-se uma nova edição deste encontro, que potencia um maior conhecimento dos pontos de vista de cada uma das especialidades, facto que pode ter um impacto positivo na qualidade dos cuidados médicos prestados.

O Liver/Kidney Summit II contou com o apoio científico da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF), Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN) e Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT) e decorreu no Hotel Palácio do Freixo, no Porto.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019