APDP: boas práticas em doenças crónicas são exemplo entre especialistas da União Europeia
27/02/2017 17:04:04
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
APDP: boas práticas em doenças crónicas são exemplo entre especialistas da União Europeia

A decorrer até amanhã em Bruxelas, a conferência final da Ação Conjunta Europeia nas Doenças Crónicas e na Promoção do Envelhecimento Saudável (JA-CHRODIS) reúne especialistas europeus envolvidos no desenvolvimento de estratégias comuns para a prevenção, controlo e tratamento da doença crónica. A Associação Protectora de Diabéticos de Portugal (APDP) é uma das instituições que representa Portugal, pelo seu contributo para a nova plataforma europeia de boas práticas sobre doenças crónicas.

"A APDP contribuiu até ao momento com três boas práticas, nas áreas da prevenção e do apoio à gestão da diabetes. Aliás, uma dessas boas práticas, relacionada com rastreios e ações de literacia de saúde nos bairros sociais da zona metropolitana de Lisboa, foi focada numa sessão no Parlamento Europeu, como exemplo de uma boa prática comunicada por uma instituição europeia e disponibilizada e promovida através do JA-CHRODIS", explica Rogério Ribeiro, investigador do Centro de Educação e Investigação da APDP, que integra um dos painéis deste encontro.

Do programa da conferência constam também intervenções da Dr.ª Luciana Costa, investigadora do Instituto Ricardo Jorge, e do Dr. Ricardo Baptista Leite, deputado da Assembleia da República.

O JA-CHRODIS  visa promover a saúde, alertando para os fatores de risco e identificando os melhores programas de cuidados à pessoa com diabetes, sempre na perspetiva da auto capacitação e da gestão da própria doença. A Comissão Europeia e os Governos associados investiram mais de 1 milhão de euros neste projeto que procura conhecer e partilhar as melhores abordagens na luta contra o impacto das doenças crónicas na União Europeia.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019