Foi ainda obtida aprovação da utilização no Serviço Nacional de Saúde (SNS) de um novo medicamento para o tratamento de todos os genótipos do vírus da hepatite C. Recorde-se que o Infarmed já tinha concluído as negociações com outras empresas que dispunham de tratamentos aprovados.
As condições negociadas são favoráveis, já que a concorrência gerada veio reduzir substancialmente os preços destes medicamentos, permitindo o tratamento de todos os doentes que deles necessitam e garantindo a sustentabilidade do SNS.
Neste momento foram autorizados mais de 15 mil tratamentos, ultrapassando-se as previsões iniciais de 13 mil para dois anos. Em relação aos doentes que concluíram o tratamento, 96,5% ficaram curados.
Portugal é um dos primeiros países europeus, e mesmo a nível mundial, a implementar uma medida estruturante para a eliminação deste grave problema de Saúde Pública. A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem definido, enquanto meta para 2030, uma redução de 90% de novas infeções crónicas e de 65% na mortalidade por estas doenças.
Mais informações em www.infarmed.pt.