Disponíveis oito medicamentos para tratar a hepatite C
20/02/2017 16:56:02
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Disponíveis oito medicamentos para tratar a hepatite C

O Infarmed concluiu as negociações com quatro empresas para o financiamento do tratamento da hepatite C. Na sequência destas negociações, vão passar a estar disponíveis oito medicamentos distintos, três dos quais aprovados este ano.

Foi ainda obtida aprovação da utilização no Serviço Nacional de Saúde (SNS) de um novo medicamento para o tratamento de todos os genótipos do vírus da hepatite C. Recorde-se que o Infarmed já tinha concluído as negociações com outras empresas que dispunham de tratamentos aprovados.

As condições negociadas são favoráveis, já que a concorrência gerada veio reduzir substancialmente os preços destes medicamentos, permitindo o tratamento de todos os doentes que deles necessitam e garantindo a sustentabilidade do SNS.

Neste momento foram autorizados mais de 15 mil tratamentos, ultrapassando-se as previsões iniciais de 13 mil para dois anos. Em relação aos doentes que concluíram o tratamento, 96,5% ficaram curados

Portugal é um dos primeiros países europeus, e mesmo a nível mundial, a implementar uma medida estruturante para a eliminação deste grave problema de Saúde Pública. A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem definido, enquanto meta para 2030, uma redução de 90% de novas infeções crónicas e de 65% na mortalidade por estas doenças.

Mais informações em www.infarmed.pt.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019