Porto é o cenário do 4.º Congresso Internacional de Esclerose Múltipla
10/02/2017 17:41:23
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Porto é o cenário do 4.º Congresso Internacional de Esclerose Múltipla

Portugal vai receber neurologistas e investigadores de várias nacionalidades para partilhar casos da vida real e debater as inovações no tratamento da esclerose múltipla (EM). O 4.º Congresso Internacional de Esclerose Múltipla, organizado pelo Grupo de Doenças Desmielinizantes do Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar de São João, vai ter lugar de 9 a 11 de março, na sede da Ordem dos Médicos, no Porto.

Os avanços recentes ao nível do diagnóstico, a EM nas crianças, a reabilitação e os custos do tratamento para o Serviço Nacional de Saúde, são alguns dos temas em destaque. Também as ferramentas da era digital, que podem facilitar a gestão da patologia por parte dos médicos e dos doentes serão outro tema central do evento.

A Prof.ª Doutora Maria José Sá, presidente do Congresso, adianta que “num mundo globalizado e digital, têm surgido novas tendências e fatores de inovação na gestão da EM. A 4.ª edição do Congresso pretende ser palco dessa realidade, reunindo um conjunto de profissionais de saúde de vários continentes, que partilharão casos de prática clínica diária”.

A aplicação móvel SymTrac lançada recentemente em Portugal, é um exemplo desses suportes digitais. Desenvolvida por pessoas com EM e profissionais de saúde, esta app apresenta um leque de exercícios físicos para doentes, regista os medicamentos, alerta para a sua toma e avisa as consultas agendadas. Os dados introduzidos ajudam os profissionais de saúde a perceber se o doente teve uma recaída e a decidir se há necessidade de alterar o tratamento. O download da aplicação é gratuito e está disponível na Google Play e Apple Store.

Saiba mais sobre o programa do encontro em multiplesclerosis2017.eu.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019