APED comemora início do Ano Global Contra a Dor Pós-Cirúrgica
12/01/2017 15:49:16
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
APED comemora início do Ano Global Contra a Dor Pós-Cirúrgica

A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) realizou hoje uma sessão comemorativa para assinalar o início do Ano Global Contra a Dor Pós-Cirúrgica, no Auditório do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (HFF), na Amadora. Em entrevista à News Farma, a Dr.ª Ana Pedro, presidente da APED, revela que “estas campanhas permitem não só a sensibilização para o tema, como a promoção da investigação e a tradução dessa investigação em mudança”. Assista ao vídeo da entrevista e veja a galeria de fotos do evento.

Esta sessão contemplou ainda a entrega das bolsas de formação atribuídas anualmente pela APED, que consistem em três estágios individuais de curta duração na área da dor, duas na vertente clínica e uma de ciências básicas, no valor unitário de dois mil euros. A Dr.ª Ana Pedro sublinha que “este apoio vai incentivar a formação na área da dor crónica”, acrescentando que “muitas vezes, são bolsas de apoio fora de Portugal, em instituições de renome, que permitem aportar para o nosso país informação que ainda não disponibilizamos”.

A International Association for the Study of Pain (IASP) e a European Pain Federation (EFIC), nomeiam, todos os anos, um tema específico no âmbito do Ano Global contra a Dor, tendo sido atribuído para 2017 o tema “Dor Pós-Cirúrgica”. Mais de 80% dos pacientes submetidos a cirurgia relatam dor no pós-operatório, manifestada como um conjunto de experiências sensoriais, emocionais e mentais desagradáveis que desencadeiam diferentes respostas físicas e comportamentais no ser humano.

Vídeo


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019