Centro Hospitalar de Leiria abre novo Hospital de Dia de Psiquiatria
04/01/2017 16:06:17
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Centro Hospitalar de Leiria abre novo Hospital de Dia de Psiquiatria

No próximo dia 9 de janeiro, o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai abrir portas ao novo Hospital de Dia de Psiquiatria, o que vai permitir o tratamento e acompanhamento de utentes por uma equipa multidisciplinar e em ambulatório.

O Hospital de Dia de Psiquiatria é uma unidade especializada que prestará assistência a doentes psiquiátricos cuja gravidade clínica exige um plano terapêutico individualizado, intensivo e multidisciplinar, que compreenda não só o tratamento psicofarmacológico, mas sobretudo o tratamento e o acompanhamento psicoterapêutico e de reabilitação. Funcionando em regime de ambulatório, visa a reabilitação de indivíduos com doenças psiquiátricas graves que requerem tratamento no período de agudização da sintomatologia, ou que se encontram em transição de uma hospitalização breve para cuidados plenamente ambulatórios (e de caráter mais pontual, por exemplo em consulta externa).

O Dr. Cláudio Laureano, diretor do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do CHL, defende que “esta unidade é indiscutivelmente um recurso chave nos serviços de saúde mental na região, permitindo fazer uma transição mais suave e adequada dos doentes internados para a comunidade, contribuindo para uma reabilitação e reintegração plena e gradual, que serve da melhor forma o doente”. A unidade de ambulatório de psiquiatria “permite a continuidade do processo de estabilização clínica após uma hospitalização curta, desenvolvendo tratamento especializado nas vertentes psicológica, farmacológica e social, com foco no doente e na sua família, o que faz toda a diferença para o núcleo que acompanha aquele doente”.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019