Artrite pode vir a ser tratada com células estaminais da medula óssea
29/12/2016 16:17:02
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Artrite pode vir a ser tratada com células estaminais da medula óssea

Foram recentemente divulgados os resultados de um ensaio clínico, realizado pela Mayo Clinics, que sugerem que as células estaminais de medula óssea poderão reduzir a dor associada à osteoartrite do joelho.

Com o objetivo de testar a eficácia e a segurança da utilização de células estaminais de medula óssea autóloga (do próprio) para reduzir a dor e a incapacidade provocada por osteoartrite do joelho, os investigadores recrutaram 25 doentes com dor associada a osteoartrite em ambos os joelhos.

Foram colhidas células estaminais da medula óssea de cada doente, tendo sido depois injetadas aleatoriamente num dos joelhos. No outro joelho foi injetada uma solução salina para que o doente não soubesse qual o joelho que tinha recebido o tratamento. Os doentes foram depois avaliados uma semana, três e seis meses após o tratamento.

Os resultados demonstram que não foram registados efeitos adversos graves associados ao procedimento. A dor reduziu significativamente ao longo do tempo, tendo essa redução sido verificada nos dois joelhos, e não apenas naquele que recebeu a injeção de células estaminais.

Para explicar estes resultados, os investigadores sugerem que as células injetadas num joelho poderão migrar para o outro joelho exercendo, dessa forma, efeito nos dois joelhos, ou em alternativa, poderão libertar substâncias que irão exercer o seu efeito em ambos os joelhos.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019