Indústria farmacêutica renova compromisso com autorregulação e transparência
20/12/2016 16:15:52
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Indústria farmacêutica renova compromisso com autorregulação e transparência

A conferência “A transparência nas relações entre os Profissionais de Saúde e a Indústria Farmacêutica”, que decorreu na passada quarta-feira, dia 14 de dezembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, reuniu num debate profissionais de saúde, associações de doentes e indústria farmacêutica. A convicção de que a Saúde é das áreas mais reguladas e que os seus agentes assumem um papel liderante e inovador em relação à autorregulação e transparência, foi uma das ideias que sobressaiu da discussão.

O debate concluiu ainda a necessidade de desenvolver modelos de colaboração e partilha de conhecimento científico que permitam a formação contínua dos profissionais de saúde, para salvaguarda do interesse público e do doente.

O Dr. João Almeida Lopes, presidente da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA), destacou o papel pioneiro da Indústria Farmacêutica que trabalhou “desde cedo e de forma proactiva em formas de autorregulação”, acrescentando que “este não é um processo terminado”. Renovou ainda o compromisso de defender e promover “o respeito pela lei e o comportamento ético”.

O ministro da Saúde, Prof. Doutor Adalberto Campos Fernandes, saudou a iniciativa da APIFARMA e assinalou a “coragem da Indústria Farmacêutica em seguir o caminho da autorregulação”, acrescentando que “a esmagadora maioria dos agentes que compõem o sector fazem bem e merecem respeito e proteção”.

A iniciativa contou ainda com uma intervenção de um especialista internacional em Compliance e Investigação de Fraude. George Fife apresentou um quadro geral dos vários sistemas de transparência na Europa e destacou que “a APIFARMA é um ótimo exemplo prático de como a Indústria deve procurar ser mais exigente que a própria legislação”.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019