Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia anuncia Brain Week 2017

14/12/16
Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia anuncia Brain Week 2017

A Brain Week 2017 - Semana do Cérebro e da Neurorradiologia é um evento inaugural que decorrerá entre as cidades de Aveiro, Estarreja e Santa Maria da Feira, entre 31 de maio e 6 de junho de 2017, celebrando o 90.º aniversário da primeira angiografia cerebral realizada por Egas Moniz. Em entrevista à News Farma, o Prof. Doutor Pedro de Melo Freitas, da direção da Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia (SPNR), apresenta este evento e revela a sua importância para a comunidade médica. Assista ao vídeo da entrevista.

O programa da Brain Week 2017 estará linha com os recentes desígnios da investigação em Saúde e da formação médica, designadamente na área das Neurociências, contando com o patrocínio científico da Ordem dos Médicos e de todas as faculdades de Medicina nacionais. O Prof. Doutor Pedro de Melo Freitas considera que este patrocínio científico “eleva o evento para um patamar de maior responsabilidade para a SPNR”.

“Será um momento de trazer a Portugal uma série de referências internacionais na área das Neurociências, peritos internacionais na área da Neurocirurgia, da Psiquiatria, da Neurologia e também na área da Neurorradiologia, esta última que é a especialidade anfitriã deste evento”, sublinha o secretário-geral da SPNR.

Numa verdadeira organização conjunta entre Sociedades Médicas, faculdades e municípios, a Brain Week 2017 vai abranger ainda “cursos de avaliação multimodal, cursos de Medicina Nuclear, que toda a comunidade médica, comunidade estudantil universitária de Medicina e escolas técnico-profissionais relativas à Radiologia e à Neurorradiologia poderão usufruir”, avança o especialista.

Algumas das ações previstas incluem, entre outras:

- Lançamento de livro/ multimédia sobre angiografia cerebral 90.º Aniversário;

- Conferência de Neurociências;

- Congresso Nacional da SPNR;

- Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO);

- Seminário de Física Médica SPNR-UNAVE/ UA;

- Workshops sobre Suporte Básico de Vida, Direito Biomédico/ Aspetos Forenses, Neuroimagem e Electromedicina + hands on ; formação em Imagem Multimodal no Lenitudes Medical Center;

- Exposição Brain Storming – O Cérebro e a Arte, alusiva à temática Neuroangiográfica (comunidade civil); open day Casa Museu Egas Moniz com workshop em História da Medicina;

- Entrega do Prémio Bienal Egas Moniz em Neurorradiologia sob a égide da Ordem dos Médicos;

- Inauguração de monumento público alusivo à efeméride dos 90 Anos da 1.ª angiografia;

- Concerto Solidário e percurso BIORIA pelo AVC, inserido na campanha STOP AVC da SPNR em parceria com a Associação PORTUGAL AVC (comunidade científica e civil).

Vídeo

Partilhar

Publicações