Especialistas de todo o país reúnem no CHL para debater nutrição em idade pediátrica

13/12/16
Especialistas de todo o país reúnem no CHL para debater nutrição em idade pediátrica

“Consensos sobre nutrição em idade pediátrica” é o tema das XXIII Jornadas de Pediatria de Leiria e Caldas da Rainha, nos dias 15 e 16 de dezembro, e juntam dezenas de especialistas em nutrição, pediatria, neuropediatria, pedopsiquiatria, entre outros, no Hospital de Santo André, unidade de Leiria do Centro Hospitalar de Leiria (CHL).

Os especialistas pretendem analisar temas como a influência da alimentação nos dois primeiros anos de vida, a implicação de regimes dietéticos como o vegetarianismo ou veganismo na infância e juventude, a obesidade na infância, as doenças do comportamento alimentar, os mitos da nutrição no desporto, e a desnutrição.

O Dr. Bilhota Xavier, diretor do Serviço de Pediatria do CHL e organizador das jornadas, explica que “os desafios da atualidade na Saúde relacionam-se muito com a diminuição das doenças do século – diabetes, obesidade, ortorexia, entre outras, resultantes por um lado, de uma vida mais sedentária, maus hábitos alimentares, etc., e por outro, de uma obsessão crescente no saudável e no culto da imagem. E é consensual que a educação para a alimentação saudável deve começar na infância, pelo que é tempo de discutirmos estas questões, para que Portugal conte com crianças mais saudáveis, pais e famílias mais informados, e adultos saudáveis – e isto não se resume ao peso - no futuro”.

O programa completo das Jornadas pode ser consultado aqui.

Partilhar

Publicações