Universidade Católica lança 2.ª edição da pós-graduação em cuidados paliativos não oncológicos
13/12/2016 16:45:45
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Universidade Católica lança 2.ª edição da pós-graduação em cuidados paliativos não oncológicos

Segundo a Organização Mundial de Saúde, apenas 5% a 10% das mortes ocorre de forma súbita e inesperada, sendo que cerca de 70% das mesmas, sucede após um longo período de doença oncológica ou não. Por isso, o Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Católica Portuguesa relança, em Janeiro, a pós-graduação Lisbon Series – Cuidados Paliativos para doentes não oncológicos, com o propósito de formar os profissionais de saúde para uma adequada prestação de cuidados junto de todos aqueles que sofrem de uma doença crónica limitante e incurável e que necessitam de cuidados paliativos.

Como referem os coordenadores do curso, Dr. Manuel Luís Capelas e Dr. José Luís Pereira, “os doentes não oncológicos requerem cuidados, por vezes, mais especializados que os doentes com cancro, sendo o percurso de vida com a doença muitas vezes mais prolongado, menos previsível e mais gerador de sofrimento, a nível pessoal e familiar, do que o da doença oncológica”. Esta pós-graduação vai responder diretamente às necessidades específicas deste tipo de doentes. Serão abordados cuidados ao doente com insuficiência cardíaca, respiratória, renal, com doença neurodegenerativa (nomeadamente as demências), esclerose lateral amiotrófica e esclerose múltipla, com SIDA, e em situação crítica (unidades de cuidados intensivos e em serviço de urgência) e cuidados ao idoso.

O curso irá decorrer entre janeiro e julho de 2017, destinando-se a todos os profissionais de Saúde que queiram adquirir conhecimentos e capacidades adicionais de forma a melhor cuidar dos seus doentes, quer estes sofram ou não de uma doença oncológica e necessitem de cuidados paliativos.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019