CHLC inicia consultas de telemedicina de Cirurgia Vascular

02/12/16
CHLC inicia consultas de telemedicina de Cirurgia Vascular

No âmbito de um protocolo assinado entre o Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC) e a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), a especialidade de Angiologia e Cirurgia Vascular iniciou, no passado dia 24 de novembro, teleconsultas em tempo real, com recurso à PDS Live.

Trata-se de um projeto-piloto do CHLC que poderá, em breve, ser estendido a outras especialidades. As consultas de telemedicina de Cirurgia Vascular terão periodicidade semanal, prevendo-se o atendimento de cerca de cinco utentes por semana, o que se traduzirá numa maior rapidez de resposta da especialidade aos pedidos provindos daquela Unidade.

As teleconsultas são realizadas, em tempo real, por um especialista de Angiologia e Cirurgia Vascular, no Hospital de Santa Marta, com a presença do doente junto de um especialista de Cirurgia Geral, no Hospital do Litoral Alentejano, permitindo a observação, diagnóstico e orientação terapêutica do doente o mais próximo possível da sua área de residência.

Estas consultas são possíveis com recurso a PDS Live que permite ligar dois profissionais de saúde em contacto direto, através de chat áudio e vídeo, permitindo a realização de uma teleconsulta com partilha de imagens e outros documentos.

No dia de arranque deste projeto, foram consultados seis doentes, evitando-se as deslocações a Lisboa, que representam mais de 1.200km.

Partilhar

Publicações