Governo testa dispensa de medicamentos para VIH/SIDA nas farmácias
02/12/2016 14:07:19
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Governo testa dispensa de medicamentos para VIH/SIDA nas farmácias

O Ministério da Saúde avança com um programa-piloto nas farmácias que permitirá que os doentes com VIH possam ir buscar os medicamentos a estes estabelecimentos em vez de terem de ir obrigatoriamente a um hospital, como acontecia até agora. O programa arrancou ontem, dia 1 de dezembro, para marcar o Dia Mundial de Luta contra a SIDA. Resultados preliminares deverão ser divulgados no início de 2017.

Para assinalar o arranque do programa, houve uma Cerimónia de Lançamento do Projeto-Piloto de Dispensa de Medicamentos Anti-Retrovíricos nas Farmácias Comunitárias, na Farmácia Estácio Xabregas, em Lisboa, que contou com a presença do ministro da Saúde, Prof. Doutor Adalberto Campos Fernandes, com a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Prof.ª Doutora Ana Paula Martins, com o presidente da Associação Nacional das Farmácias, Dr. Paulo Duarte, entre outros.

A medida, que está expressa no programa do Governo, visa responder às dificuldades de muitos doentes em deslocarem-se aos hospitais, que muitas vezes se encontram a centenas de quilómetros, sempre que precisam de se reabastecer de medicamentos.

O projeto-piloto está ainda circunscrito ao Hospital Curry Cabral, em Lisboa. A formação dos profissionais de farmácia decorreu entre agosto e setembro, seguindo-se o recrutamento dos doentes maiores de idade e com a carga viral controlada, sendo que a adesão dos doentes a este programa é voluntária. Entre setembro e outubro, avançou-se para a dispensa de medicamentos propriamente dita, processo monitorizado pelo Imperial College, de Londres. Entre janeiro e fevereiro de 2017 serão divulgados os resultados preliminares e, constatadas as vantagens, nomeadamente ao nível da melhoria do acesso e da adesão ao tratamento, a dispensa poderá alargar-se a outros pontos do país e a alguns medicamentos da área oncológica.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019