Aplicação ajuda doentes com esclerose múltipla a controlar sintomas

30/11/16
Aplicação ajuda doentes com esclerose múltipla a controlar sintomas

A Novartis acaba de lançar a aplicação móvel SymTrac para ajudar as pessoas com esclerose múltipla (EM) a controlar os seus sintomas e bem-estar geral. A app permite ao doente a criação de um quadro clínico sobre a sua doença, informação que pode ser partilhada com profissionais de saúde, ajudando-os a tomar decisões sobre o tratamento a adotar para cada situação

Esta nova aplicação, para além de incluir um leque de exercícios físicos para ajudar os doentes, permite também guardar os registos dos medicamentos tomados e colocar alertas para a sua toma e consultas agendadas. Os dados introduzidos na aplicação vão ajudar os profissionais de saúde a perceber se o doente teve uma recaída e a decidir se há necessidade de alterar o tratamento. O download da aplicação é gratuito e está disponível em Google play e Apple store.

“Esta iniciativa reforça o nosso compromisso para com o doente na perspetiva de descobrir novas formas de melhorar as suas vidas”, afirma a Dr.ª Cristina Campos, diretora geral da Novartis Portugal.

A SymTrac foi desenvolvida por um grupo de pessoas com esclerose múltipla em colaboração com um grupo de profissionais de saúde. A equipa responsável é constituída por dez doentes, um cuidador, dois neurologistas, nove enfermeiros especialistas em esclerose múltipla, um consultor de redes sociais e pela MS Trust, uma associação de apoio às pessoas com esta doença.

A EM afeta cerca de 5 mil portugueses. Em todo o mundo, são mais de 2,3 milhões de pessoas com esta doença inflamatória crónica do sistema nervoso central que se manifesta em jovens adultos, entre os 20 e os 40 anos de idade, e que interfere com a capacidade do doente em controlar funções como a visão, a locomoção, e o equilíbrio.

Partilhar

Publicações