Os benefícios do futebol para a saúde em destaque no 18.º Simpósio Anual FPC
Os benefícios do futebol para a saúde em destaque no 18.º Simpósio Anual FPC

A importância do futebol para a saúde, enquanto promotor de saúde e prevenção cardiovascular, será o tema principal do 18.º Simpósio Anual da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC). O evento decorre hoje, dia 18 de novembro, no Centro Ismaili em Lisboa, das 09h00 às 13h00 e destina-se a profissionais e estudantes da área da saúde.

Durante o evento será também apresentada a 1.ª Edição dos Prémios de Investigação Eusébio da Silva Ferreira, uma iniciativa pioneira em Portugal, da FPC em parceria com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) e a associação artEUSEBIOheart. Estes prémios, abertos a todos investigadores portugueses, pretendem promover a investigação nacional nas áreas da insuficiência cardíaca e morte súbita.

A primeira sessão abordará a ligação entre o futebol e a saúde e terá como principais oradores Paulo Beckert, especialista ligado ao desporto e atual médico-coordenador da Unidade de Saúde e Performance da Federação Portuguesa de Futebol (FPF),e João Brito, especialista em fisiologia e reintegração de atletas, tendo em 2014 trabalhado no Qatar, ligado ao Hospital de Medicina Desportiva e Ortopédica.

A segunda sessão terá como tema a prevenção cardiovascular, sendo o palestrante o Prof. Doutor Manuel Carrageta, presidente da FPC.

“Estamos muito orgulhosos com mais um Simpósio Anual e com os projetos que serão apresentados. Já que Portugal ganhou o Campeonato Europeu este ano, achámos bastante apropriado abordar o desporto e o futebol em específico, como método para a saúde e prevenção cardiovascular. Atualmente as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em Portugal, sendo que a educação para a prevenção se torna cada vez mais urgente” refere o Prof. Doutor Manuel Oliveira Carrageta. “Neste contexto, o lançamento dos Prémios de Investigação Eusébio da Silva Ferreira ganha particular importância”, conclui.

De acordo com o Dr. Miguel Mendes, Presidente da SPC, “os prémios Eusébio da Silva Ferreira, são uma mais-valia para estimular a investigação no campo da Cardiologia do Desporto e para chamar a atenção para a necessidade da avaliação prévia e acompanhamento médico dos desportistas, mesmo após terminarem a fase competitiva da sua carreira”.

A artEUSÉBIOheart trata-se de uma associação sem fins lucrativos, criada por familiares e amigos de Eusébio da Silva Ferreira, com o objetivo de perpetuar a sua memória. A instituição tem como objeto a promoção de atividades sociais, culturais, recreativas, desportivas, ambientais e científicas. "É precisamente neste último contexto que surge esta parceria com a Fundação e a Sociedade Portuguesa de Cardiologia", sublinha Carla da Silva Ferreira, diretora do projeto.

Durante o Simpósio será também apresentado o programa EuroFIT, um projeto financiado pela Comissão Europeia, que resulta da colaboração entre centros de investigação de nove universidades europeias, quatro entidades públicas e privadas, e 15 clubes de futebol profissional da primeira liga. Em Portugal o projeto está a ser coordenado pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH) e está a decorrer no FC Porto, Sporting CP, SL Benfica, através de um programa de atividade física e alimentação saudável dirigido a grupos de adeptos, sedentários, com excesso de peso, do sexo masculino. Será testado o seu impacto nos adeptos e clubes e potencial disseminação futura.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019