Campanha de sensibilização para utilização racional dos antibióticos
Campanha de sensibilização para utilização racional dos antibióticos

O Dia Europeu dos Antibióticos assinala-se hoje, dia 18 de novembro. O Infarmed e a Direção-Geral da Saúde (DGS) associaram-se para promover uma campanha através da Internet e das redes sociais no sentido de alertar a população e os profissionais de saúde para a importância da utilização adequada dos antibióticos e informar os doentes acerca dos riscos da automedicação com estes medicamentos.

Esta campanha integra uma iniciativa do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), que tem o objetivo de chamar a atenção para o aumento da resistência aos antibióticos que é observado em toda a Europa.

Além de um conjunto de materiais para divulgação, como cartazes, vídeos, infografias e fichas informativas, foram enviadas cartas aos farmacêuticos e aos médicos, para que divulguem estes materiais e se envolvam no combate a este problema.

Segundo o Infarmed e a DGS, a prescrição e a dispensa de antibióticos de forma parcimoniosa e racional deve envolver todos os profissionais, que devem sensibilizar a opinião pública para o uso correto destes medicamentos, e nunca nas gripes e constipações. A população só deve adquirir estes medicamentos com receita médica e respeitar as tomas e as doses prescritas.

A resistência aos antibióticos está associada à intensidade e ao modo de utilização dos antibióticos. Na Semana Mundial para a Sensibilização sobre o Antibiótico, que decorreu entre os dias 14 e 18 de novembro, foi reforçada a mensagem de que o combate a este problema deve persistir na rotina dos profissionais de saúde e ser uma preocupação de toda a população.

Consulte aqui os materiais informativos desta campanha. 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019