Simpósio Nacional SPO 2016 debate “Cobertura e organização dos cuidados oncológicos em Portugal”
Simpósio Nacional SPO 2016 debate “Cobertura e organização dos cuidados oncológicos em Portugal”

No âmbito do Simpósio Nacional SPO 2016, que decorre entre os dias 17 e 19 de novembro, vai decorrer um debate centrado na “Cobertura e organização dos cuidados oncológicos em Portugal”, na próxima sexta-feira, dia 18 de novembro, pelas 13h30.

Este debate de política de saúde promovido pela Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) vai reunir profissionais de saúde e decisores políticos para uma análise conjunta do panorama atual e discussão de compromissos para o futuro. A falta de referenciação, o acesso célere a meios de diagnóstico e tratamentos, a ausência de rastreios organizados e as responsabilidades das autoridades de saúde são alguns dos tópicos que estarão em discussão.

Na sessão será apresentado o vídeo “O Retrato do Cancro em Portugal”, no qual serão divulgados os resultados de um inquérito feito aos jovens portugueses sobre as suas perceções relativamente à doença oncológica. Serão ainda apresentados os “Compromissos para a Oncologia em Portugal”, um documento com medidas concretas e cuja implementação é considerada urgente, para que se possa perspetivar um futuro mais positivo.

No debate estarão presentes os deputados Doutor António Sales (PS), Doutor Maurício Marques (PSD), Dr.ª Paula Santos (PCP) e Dr.ª Teresa Caeiro (CDS-PP). Estarão também vários especialistas da Oncologia, como o Prof. Doutor Nuno Miranda (Plano Nacional para as Doenças Oncológicas), Dr.ª Elisabete Valério (Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa) e representantes dos Colégios da Especialidade da Ordem dos Médicos, nomeadamente Dr. António da Silva (Cirurgia Geral), Dr.ª Helena Garcia (Anatomia Patológica), Dr.ª Helena Gervásio (Oncologia Médica) e Dr.ª Margarida Borrego (Radioterapia). Está também prevista a participação do Prof. Doutor Henrique Luz Rodrigues, presidente do Infarmed, e o Prof. Doutor Alexandre Diniz, do Departamento da Qualidade na Saúde da Direção Geral da Saúde (DGS) vão também participar no debate.

Mais informações sobre o evento em www.simposionacionalspo.pt.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019