Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus da SPMI associa-se ao Dia Mundial da Diabetes
14/11/2016 16:31:43
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus da SPMI associa-se ao Dia Mundial da Diabetes

Hoje, dia 14 de novembro, assinala-se o Dia Mundial da Diabetes. “Olhos na Diabetes” é o tema das comemorações deste ano, definido pela Federação Internacional da Diabetes como forma de sensibilizar para a cegueira provocada pela diabetes. O Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) associa-se a esta efeméride, alertando para a problemática.

O coordenador do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus da SPMI, Dr. Álvaro Coelho, afirma que a diabetes é uma epidemia em muitos países, no entanto, pode ser considerada uma patologia previsível e tratável. O especialista alerta também que “esta patologia constitui a principal causa de cegueira”, daí a importância atribuída ao tema este ano.

A oftalmopatia diabética tem a sua principal expressão na retinopatia, no entanto, é mais generalizada, podendo envolver também a catarata e o glaucoma. Qualquer um deles, de forma singular ou em conjunto, poderão ser indutores de cegueira.

Em comunicado, o Núcleo de Estudos reforça a importância da especialidade de Oftalmologia nestes casos, revelando que chega mesmo a ser o especialista desta área a fazer o diagnóstico da doença, o que se traduz num considerável defeito no processo do desejável diagnóstico atempado. “Isso é reflexo do insuficiente investimento que existe nesta área. O diagnóstico não deve realizado por força da presença das complicações”, defende o Dr. Álvaro Coelho.

Prevenir e tratar a diabetes é um objetivo maior. O doente tem um papel fundamental na prevenção e controlo da sua doença, através da adoção de bons hábitos alimentares, de prática de atividade física, de um estilo de vida saudável e ao evitar comportamentos de risco. Mas a relação com a equipa e estrutura de Saúde são igualmente importantes, visto que estas dão o seu contributo no combate à epidemia.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019