Sociedade Portuguesa de Cardiologia alerta para os riscos da diabetes
11/11/2016 10:43:46
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Sociedade Portuguesa de Cardiologia alerta para os riscos da diabetes

No dia mundial da Diabetes, que se assinala a 14 de novembro, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) alerta para o milhão de Portugueses que sofre de diabetes, um dos fatores de risco com maior prevalência no desenvolvimento da doença cardiovascular.

Em Portugal a prevalência desta doença tem apresentado um crescimento marcado, tendo sido estimada em 11,7% em 2009 e em cerca de 13,1% em 2014, isto é, mais de 1 milhão de portuguese com idades entre os 20 e os 79 anos já apresentavam diabetes. Estima-se que em 2025 existirão cerca de 300 milhões de diabéticos em todo o mundo.

O risco de ocorrência de eventos cardiovasculares como enfarte do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e obstrução de artérias, especialmente dos membros inferiores (arteriopatia periférica) é maior na população diabética. Em homens o risco de sofrer um enfarte do miocárdio é 40% superior, já nas mulheres esta probabilidade sobe para os 50%.

É considerado um problema grave de Saúde Pública devido à alta morbilidade e mortalidade relacionadas com as suas complicações, onde se salientam as doenças cardiovasculares que são a principal causa de morte nos indivíduos diabéticos, bem como as doenças da visão e renais.

Segundo a SPC, esta realidade é decorrente do aumento global da prevalência de obesidade, sedentarismo e de um maior consumo de calorias, factos que predispõem ao desenvolvimento de diabetes.

No Dia Mundial da Diabetes, a SPC alerta para a importância de manter um estilo de vida saudável, baseado em atividade física regular, alimentação saudável e controlo do peso corporal. Além destes cuidados, é também necessário o controlo de outros fatores de risco associados às doenças cardiovasculares, como tabagismo, hipertensão e hipercolesterolemia.

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019