Simpósio Nacional SPO 2016: especialistas debatem inovação na luta contra o cancro
27/10/2016 17:02:50
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Simpósio Nacional SPO 2016: especialistas debatem inovação na luta contra o cancro

Analisar o presente e perspetivar os rumos a seguir para o futuro da Oncologia constitui o ponto de partida da segunda edição do Simpósio Nacional SPO, organizado pela Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO). De 17 a 19 de novembro, a comunidade oncológica nacional reúne-se na Figueira da Foz para discutir as inovações ao nível do diagnóstico e do tratamento, seja em termos processuais e/ou organizativos.

Sob o mote “Reflexões para o Futuro”, o encontro conta este ano com um programa científico com foco no desenvolvimento futuro da Oncologia. A Medicina de Precisão, as novas técnicas de imagem, a inovação em cirurgia, a radioterapia de protões e os desafios no tratamento sistémico serão alguns dos temas abordados.

O primeiro dia do Simpósio será dedicado aos mais jovens com a realização do 1º Encontro de Internos e Jovens Especialistas. “Haverá lugar para a reflexão sobre aspetos da formação dos mais jovens e o seu envolvimento crescente nas atividades de investigação. É importante apoiar esta nova geração de oncologistas e devemos orgulhar-nos dela, pois será certamente a mais bem preparada de sempre”, afirma a Dr.ª Gabriela Sousa, presidente da SPO.

No segundo dia do evento, destaque para o debate com o tema “Cobertura e organização dos cuidados oncológicos em Portugal”, no qual a SPO espera contar com a participação não só da classe médica, mas também de decisores políticos. “Consideramos fundamental envolver outros quadrantes da sociedade na discussão, nomeadamente os nossos representantes políticos. Nesta sessão, queremos também apresentar os ‘Compromissos da Oncologia’, um documento com medidas concretas, cuja implementação é urgente para que se possa perspetivar um futuro mais positivo e com mais esperança para a Oncologia em Portugal”, sustenta a presidente da SPO.

O Dia Mundial do Cancro do Pâncreas, que se assinala a 17 de novembro, primeiro dia do Simpósio, será também assinalado com uma iniciativa conjunta da SPO, do Grupo de Estudos do Cancro Digestivo e da Europacolon - Associação de Apoio ao Doente com Cancro Digestivo.
Poderão inscrever-se no Simpósio Nacional SPO 2016 sócios e não-sócios da Sociedade Portuguesa de Oncologia, promotora do evento: médicos, nutricionistas, enfermeiros, técnicos e estudantes.

Para mais informações: www.simposionacionalspo.pt.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019