Hospital D. Estefânia inaugura nova Unidade de Internamento de Psiquiatria

10/10/16
Hospital D. Estefânia inaugura nova Unidade de Internamento de Psiquiatria

O Dia Mundial da Saúde Mental é comemorado hoje, 10 de outubro. A propósito desta efeméride, o Hospital D. Estefânia (Centro Hospitalar de Lisboa Central) recebeu esta manhã um sessão pública, na qual foi apresentada a nova Unidade de Internamento da Psiquiatria da Infância e Adolescência do Centro Hospitalar de Lisboa Central. Veja imagens da cerimónia.

A sessão contou com a presença do diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde, Dr. Álvaro Carvalho, e do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. Fernando Araújo, bem como dos representantes do CHLC, Prof.ª Doutora Ana Escoval, Dr. Gonçalo Cordeiro Ferreira e Dr. Augusto Carreira.

A nova Unidade foi projetada para ser a referência para as Regiões de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve. Com 16 camas (mais seis camas que as atuais), distribuídas por quatro enfermarias e dois quartos individuais, a Unidade é também composta por gabinetes de observação médica para utentes e famílias, três salas de atividades várias, ginásio, sala de estar, refeitório e copa e salas de trabalho para os profissionais.

O tema proposto pela World Mental Health Federation para este ano é "Primeiros cuidados psicológicos e de saúde mental para todos", dando ênfase à importância da resposta humanizada e prática no apoio às pessoas que vivenciaram eventos de vida angustiantes e situações de crise, respeitando dessa forma os seus desejos, a sua cultura, as suas capacidades e a sua dignidade.

Fotografias: Gabinete de Comunicação do CHLC

Partilhar

Publicações