SPC alerta população para o impacto do estilo de vida na saúde do coração
29/09/2016 15:47:53
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
SPC alerta população para o impacto do estilo de vida na saúde do coração

"Eu Amo Viver" é o lema da campanha de sensibilização que a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) apresenta hoje, Dia Mundial do Coração. Dirigida à população portuguesa, a campanha pretende mostrar que as doenças cardiovasculares podem ser evitadas, quando controlados os fatores de risco.

“É o coração que toma conta da nossa vida. Ajuda-nos, todos os dias, a sermos mais saudáveis, mais felizes e mais fortes. Mas, quem toma conta do nosso coração somos nós! Pequenas mudanças podem transformar a nossa vida. Pequenas mudanças podem dar mais e melhor tempo ao seu coração”, é a mensagem principal que a SPC quer veicular a partir de hoje e até maio de 2017, mês do coração.

Esta campanha foi criada por forma a alertar os portugueses para a importância de protegerem a sua vida e o seu coração. Assim, a SPC pretende sensibilizar a sociedade civil para o impacto que os estilos de vida podem ter na sua saúde.

As doenças cardiovasculares são a maior causa de morte em Portugal e no mundo. No entanto, 80% dessas mortes poderiam ser evitadas se os fatores de risco fossem controlados: tabagismo, colesterol elevado, diabetes, hipertensão arterial, obesidade e sedentarismo.

Porém, a SPC alerta que cerca de 55% da população portuguesa, entre os 18 e os 79 anos, apresenta pelo menos dois destes fatores de risco. Metade da população portuguesa tem excesso de peso ou obesidade, 40% dos portugueses tem hipertensão arterial, 30% tem colesterol muito elevado, 25% são fumadores e 13,1% dos portugueses, entre os 20 e os 79 anos, tem diabetes.

O Dia Mundial do Coração foi criado no ano 2000, com o objetivo de alertar as populações mundiais para o facto da doença cardíaca e o acidente vascular cerebral serem as principais causas de morte do mundo, causando 17,5 milhões de mortes por ano. O tema deste ano é “Quem toma conta do meu coração sou eu!”.

Conheça e acompanhe esta iniciativa em www.euamoviver.com ou através do Facebook.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019