Portugal escolhido para receber reunião anual da Associação Europeia de Delirium

06/09/16
Portugal escolhido para receber reunião anual da Associação Europeia de Delirium

A Associação Europeia de Delirium vai promover a sua Reunião Científica Anual pela primeira vez em Portugal. O evento acontece a 3 e 4 de novembro, no Hotel Dom Pedro, em Vilamoura e conta com a organização local da Cérebro & Mente - Associação para o Desenvolvimento em Investigação em Saúde Mental.

De acordo com o Prof. Doutor Joaquim Cerejeira, psiquiatra e presidente da Cérebro & Mente, “o delirium é a complicação mais frequentemente observada em doentes hospitalizados, afetando sobretudo pessoas de idade avançada e com demência. Esta síndrome está associada a um prognóstico adverso com aumento da duração do internamento, da morbilidade e da mortalidade intra-hospitalar, como também a longo prazo agravando as taxas de deterioração cognitiva e funcional e de mortalidade”. Por esta razão, o delirium aumenta significativamente a necessidade de cuidados de Saúde à população, representando um acréscimo económico elevado, comparável à diabetes mellitus ou às quedas, de acordo com o especialista.

“Nos últimos anos o interesse pelo delirium aumentou consideravelmente devido à constatação de que é possível prevenir esta síndrome e minimizar o seu impacto negativo. Por isso, vários países europeus desenvolveram normas de orientação clínica com o objetivo de diagnosticar precocemente os episódios de delirium e de instituir medidas preventivas e terapêuticas eficazes”, comenta o psiquiatra.

Infelizmente, a maioria dos casos de delirium (até 76%) não são identificados pelos profissionais de saúde, devido ao desconhecimento em relação aos benefícios do diagnóstico precoce, considerar erradamente que é uma complicação inevitável do internamento ou ignorar os sintomas de delirium, atribuindo-os exclusivamente a uma demência.

Por outro lado, o delirium é uma condição que não pertence ao domínio de apenas uma especialidade, sendo abordado por diversos profissionais de saúde, o que origina desafios na organização dos serviços.

“O progressivo envelhecimento da população será acompanhado, inevitavelmente, por um acréscimo nas taxas de delirium. Este aumento será especialmente significativo nos casos de delirium associado à demência, patologia que atualmente atinge 7,3 milhões de pessoas na Europa e cuja prevalência duplicará em 2040. Por isso, será necessário repensar a forma de organizar os sistemas de saúde para dar resposta às necessidades dos doentes geriátricos.”, conclui o Prof. Doutor Joaquim Cerejeira.

O Congresso Anual da Associação Europeia de Delirium é o maior evento científico a reunir profissionais dedicados ao estudo desta síndrome. Os participantes pertencem a todo o espetro das disciplinas da saúde, sendo constituído sobretudo por médicos, enfermeiros, psicólogos e investigadores oriundos de mais de 20 países. 

Partilhar

Publicações