Afetando 3% da população a nível global, a síndrome de Sjögren é uma doença imunomediada que pode ocorrer em ambos os sexos em qualquer altura da vida. Esta doença reumática provoca sobretudo secura dos olhos, boca, nariz e pele, bem como dores musculares e articulares.
Em casos mais graves, pode ainda ocorrer o envolvimento de outros órgãos tais como os pulmões, rins, fígado, pâncreas e sistema nervoso, e pode também resultar em outros problemas de saúde tais como a vasculite ou linfoma.
“Em termos gerais, a criação de um módulo dedicado à síndrome de Sjögren no Reuma.pt vem permitir fazer uma avaliação sistemática da doença, que pode ter impacto no seu tratamento”, destaca o Prof. Doutor João Eurico da Fonseca, presidente da SPR.
Este registo vai permitir obter dados demográficos e caraterização clínica detalhada destes doentes, avaliar a atividade da doença e as suas complicações a nível dos vários órgãos e sistemas, assim como obter informação da repercussão da doença sobre o doente.
A síndrome Sjögren evolui lentamente, podendo decorrer mais de 10 anos entre o aparecimento dos primeiros sintomas e o seu desenvolvimento. Neste sentido, o presidente da SPR sublinha que “é fundamental sensibilizar os médicos para os sinais desta doença para que os doentes possam ser diagnosticados mais precocemente e tratados mais adequadamente por reumatologistas”.