Registo Nacional de Doenças Reumáticas vai ter módulo dedicado à síndrome de Sjögren
21/07/2016 16:28:36
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Registo Nacional de Doenças Reumáticas vai ter módulo dedicado à síndrome de Sjögren

A propósito do Dia Mundial da Síndrome de Sjögren, que se assinala a 23 de julho, a Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR) celebra a criação de um novo registo de doentes, realizado através da plataforma Reuma.pt. O Registo Nacional de Doenças Reumáticas vai permitir a caraterização e o acompanhamento das pessoas com esta doença reumática em Portugal.

Afetando 3% da população a nível global, a síndrome de Sjögren é uma doença imunomediada que pode ocorrer em ambos os sexos em qualquer altura da vida. Esta doença reumática provoca sobretudo secura dos olhos, boca, nariz e pele, bem como dores musculares e articulares.

Em casos mais graves, pode ainda ocorrer o envolvimento de outros órgãos tais como os pulmões, rins, fígado, pâncreas e sistema nervoso, e pode também resultar em outros problemas de saúde tais como a vasculite ou linfoma.

“Em termos gerais, a criação de um módulo dedicado à síndrome de Sjögren no Reuma.pt vem permitir fazer uma avaliação sistemática da doença, que pode ter impacto no seu tratamento”, destaca o Prof. Doutor João Eurico da Fonseca, presidente da SPR.

Este registo vai permitir obter dados demográficos e caraterização clínica detalhada destes doentes, avaliar a atividade da doença e as suas complicações a nível dos vários órgãos e sistemas, assim como obter informação da repercussão da doença sobre o doente.

A síndrome Sjögren evolui lentamente, podendo decorrer mais de 10 anos entre o aparecimento dos primeiros sintomas e o seu desenvolvimento. Neste sentido, o presidente da SPR sublinha que “é fundamental sensibilizar os médicos para os sinais desta doença para que os doentes possam ser diagnosticados mais precocemente e tratados mais adequadamente por reumatologistas”.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019